DADOS, LINHAS E NÓS: UMA HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO IFC CAMPUS IBIRAMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBack, Flávia Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, Reginaldo Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-12T19:24:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-12T19:24:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-12-
identificador: dc.identifier.otherDADOS, LINHAS E NÓS: UMA HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO IFC CAMPUS IBIRAMApt_BR
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL: TOUR PELA HISTÓRIA DO IFC IBIRAMApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738915-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma história da implantação do campus do Instituto Federal Catarinense (IFC), na cidade de Ibirama. Desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFC Campus Blumenau. Na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida no Macroprojeto 4 - História e Memórias no Contexto da EPT. O objetivo foi construir uma história da criação do campus, a partir da perspectiva dos profissionais da educação que atuaram no período de 2010 a 2015. Para isso, se baseiam nas concepções de história das instituições escolares, cultura escolar e história da educação profissional no Brasil. Utiliza como fontes: documentos e entrevistas, analisados sob o viés da permeabilidade e porosidade. A partir da análise das fontes, foram identificados cinco tópicos que compõem o fluxo interativo entre espaços e ideias na instituição: arranjo produtivo local, estrutura, comunidade, estudantes e servidores. Esses tópicos foram categorizados em dados, linhas e nós. O resultado é o produto educacional, intitulado Tour pela história do IFC Ibirama, disponibilizado na forma de portal eletrônico. O produto educacional apresenta um relato histórico da criação do campus e imagens no formato de tour 360°, contribuindo para a preservação da história da instituição, contextualizando a educação profissional no cenário nacional, regional e local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Instituições Escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Catarinensept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIbiramapt_BR
Título: dc.titleDADOS, LINHAS E NÓS: UMA HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO IFC CAMPUS IBIRAMApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória da EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons