Sequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodais

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, NORMA-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-11T20:10:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-11T20:10:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Norma Araújo Final pós defesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738912-
Resumo: dc.description.abstractA aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) não deve se resumir apenas à aquisição do conhecimento linguístico. É preciso considerar que no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, a prática pedagógica deve servir como um modo de desenvolvimento da autonomia e potencialidades do discente, viabilizando o exercício e aquisição de aptidões variadas, necessárias para compreender e se fazer compreendido nas relações sociais da atualidade. Com base nessas considerações, a presente pesquisa analisou as possibilidades e a relevância da inserção de gêneros textuais multimodais no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado, como ferramenta de aprendizagem, de maneira a contribuir também para a formação integral e omnilateral do discente. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando evidenciar a importância de gêneros que fazem parte do cotidiano do aluno, facilitando a sua interação e relacionando às novas aprendizagens, como forma de buscar alternativas para um aprendizado mais eficaz, por meio da ressignificação das metodologias existentes. O método foi a pesquisa ação como pressupõe Thiollent (2008). A metodologia foi mista, pois se valeu dos pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC), da abordagem qualitativa, da Sequência Didática Interativa (SDI), elaborada seguindo os caminhos metodológicos de Oliveira (2013). A coleta de dados centrou nas etapas da pesquisa-ação e utilizou como instrumentos: questionário de sondagem inicial, aplicação da SDI, registros dos discentes nos cadernos reflexivos e no questionário de avaliação das oficinas. s. A análise dos dados revelaram que a abordagem da sequência didática interativa proporciona um maior engajamento entre os alunos e professores, e, associado ao uso dos gêneros textuais multimodais e a análise do discurso crítica, apresenta-se como uma importante estratégia de ensino, adaptável a diferentes conteúdos e áreas do conhecimento, evidenciando também a necessidade de práticas educativas que proporcionem uma participação mais ativa e autônoma do estudante, de maneira a identificar e interpretar as diversas características e multimodalidades de um texto, e não apenas os aspectos da linguagem escritapt_BR
Tamanho: dc.format.extent19404pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLINGUA INGLESApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLÍNGUA INGLESApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Título: dc.titleSequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADApt_BR
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