Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, NORMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, JOSÉ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-11T20:10:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-11T20:10:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Norma Araújo Final pós defesa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) não deve se resumir apenas à aquisição do conhecimento linguístico. É preciso considerar que no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, a prática pedagógica deve servir como um modo de desenvolvimento da autonomia e potencialidades do discente, viabilizando o exercício e aquisição de aptidões variadas, necessárias para compreender e se fazer compreendido nas relações sociais da atualidade. Com base nessas considerações, a presente pesquisa analisou as possibilidades e a relevância da inserção de gêneros textuais multimodais no ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado, como ferramenta de aprendizagem, de maneira a contribuir também para a formação integral e omnilateral do discente. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando evidenciar a importância de gêneros que fazem parte do cotidiano do aluno, facilitando a sua interação e relacionando às novas aprendizagens, como forma de buscar alternativas para um aprendizado mais eficaz, por meio da ressignificação das metodologias existentes. O método foi a pesquisa ação como pressupõe Thiollent (2008). A metodologia foi mista, pois se valeu dos pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC), da abordagem qualitativa, da Sequência Didática Interativa (SDI), elaborada seguindo os caminhos metodológicos de Oliveira (2013). A coleta de dados centrou nas etapas da pesquisa-ação e utilizou como instrumentos: questionário de sondagem inicial, aplicação da SDI, registros dos discentes nos cadernos reflexivos e no questionário de avaliação das oficinas. s. A análise dos dados revelaram que a abordagem da sequência didática interativa proporciona um maior engajamento entre os alunos e professores, e, associado ao uso dos gêneros textuais multimodais e a análise do discurso crítica, apresenta-se como uma importante estratégia de ensino, adaptável a diferentes conteúdos e áreas do conhecimento, evidenciando também a necessidade de práticas educativas que proporcionem uma participação mais ativa e autônoma do estudante, de maneira a identificar e interpretar as diversas características e multimodalidades de um texto, e não apenas os aspectos da linguagem escrita | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19404 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | LINGUA INGLESA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LÍNGUA INGLESA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Título: dc.title | Sequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Norma Araújo Final pós defesa (2).pdf | 19,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738912/2/Produto Educacional Norma Araújo Final pós defesa (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons