
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | RUIZ, CLAUDIA ELENA DIAZ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SÁNCHEZ, RICARDO CHAPARRO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | GARCÍA, MARÍA SUSANA ÁVILA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-11T15:10:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-11T15:10:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738901 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This research shows the results of the design of a didactic sequence for the development of a video game using visual block programming as a strategy for teaching history in primary education, using a Design-Based Research methodology with a qualitative approach in which the instruments used were questionnaires and interviews with the participating students and teachers. Additionally, an assessment of the intervention was carried out in relation to the TPACK model. 37 5th grade primary school students, 2 teachers who were experts in the subject of history, and the computer class teacher participated in this research, which took place in the 2021-2022 school year. The design of the didactic sequence consisted of creating sequences, animations and interactions that allow the development of a video game based on the selected history topic together with expert teachers. The final results showed the levels of motivation and participation of the students with the use of Scratch compared to traditional history teaching. With the results it was possible to reach the conclusion that the development of a video game with a technological tool such as block programming increases the motivation of the students, that they find it fun, greater participation is obtained and they were committed to their learning, therefore considering an innovative strategy for teaching history in primary school. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educational innovation | pt_BR |
| Título: dc.title | DESIGN OF A TEACHING SEQUENCE FOR THE DEVELOPMENT OF A VIDEO GAME AS A STRATEGY FOR TEACHING HISTORY IN PRIMARY (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| diseno-de-una-secuencia-didactica-paa.pdf | 968.52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738901/1/diseno-de-una-secuencia-didactica-paa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: