Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRAZÃO, Vitor Mauro de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-10T14:09:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-10T14:09:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Modelagem Matemática para uma Educação Financeira Consciente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738874 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma metodologia de ensino trabalhada apenas como aula expositiva, talvez não seja atrativa para o aluno, pois não permite uma interação entre discentes, docente e a disciplina, isso pode distanciar o ensino – aprendizagem dos alunos por não conseguirem identificar a importância da matemática no dia a dia de sua vivência. O docente precisa mostrar a matemática presente no cotidiano do aluno, para que ele consiga fazer uma relação da disciplina, com a realidade social que cerca a vida de cada cidadão. Hoje, vivemos em um constante avanço tecnológico e uma sociedade mais desenvolvida e evoluída, então, o ensino – aprendizagem precisa acompanhar essas mudanças para que ele torne - se dinâmico e atrativo ao discente. A produção deste livro tem o propósito de utilizar a modelagem matemática como processo de ensino – aprendizagem propondo situações, as quais desafiem e possibilitem o desenvolvimento do raciocínio para mobilizar a construção do saber matemático, com o objetivo de trazer significado aos conteúdos trabalhados em sala de aula, com finalidade de motivar os estudantes para que possam desenvolver competências e habilidades de compreensão da matemática na sociedade. Neste trabalho, contextualiza - se a matemática como uma situação da realidade dos discentes, abordando as despesas pessoais e familiares para que eles vivenciem a problemática de suas casas em sala de aula e façam a conexão entre os cálculos e sua real finalidade com seu cotidiano, a fim de que adquirem uma educação financeira consciente Nesse cenário, pretende - se formar alunos críticos e reflexivos, sabendo – se que cada vez mais a sociedade exige cidadãos preparados para enfrentar de situações do cotidiano e para exercer sua cidadania e para isso, é necessário educar – se financeiramente para garantir um futuro financeiro tranquilo e agradável para ele e seus familiares. O nosso objetivo é envolver os discentes no processo de ensino e aprendizagem, por meio da pesquisa e recolha de dados para serem estudados e discutidos em sala, e apresentar-lhes os resultados obtidos no final das atividades. Com isso, pretendemos integrar os conteúdos matemáticos à realidade dos alunos, com o intuito de contribuir para que eles aprendam a consumir racionalmente os bens e serviços oferecidos pela sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 329 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A Modelagem Matemática para uma Educação Financeira Consciente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Vitor.pdf | 328,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738874/1/Livro Vitor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: