A Modelagem Matemática para uma Educação Financeira Consciente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRAZÃO, Vitor Mauro de Andrade-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-10T14:09:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-10T14:09:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
identificador: dc.identifier.otherA Modelagem Matemática para uma Educação Financeira Conscientept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738874-
Resumo: dc.description.abstractUma metodologia de ensino trabalhada apenas como aula expositiva, talvez não seja atrativa para o aluno, pois não permite uma interação entre discentes, docente e a disciplina, isso pode distanciar o ensino – aprendizagem dos alunos por não conseguirem identificar a importância da matemática no dia a dia de sua vivência. O docente precisa mostrar a matemática presente no cotidiano do aluno, para que ele consiga fazer uma relação da disciplina, com a realidade social que cerca a vida de cada cidadão. Hoje, vivemos em um constante avanço tecnológico e uma sociedade mais desenvolvida e evoluída, então, o ensino – aprendizagem precisa acompanhar essas mudanças para que ele torne - se dinâmico e atrativo ao discente. A produção deste livro tem o propósito de utilizar a modelagem matemática como processo de ensino – aprendizagem propondo situações, as quais desafiem e possibilitem o desenvolvimento do raciocínio para mobilizar a construção do saber matemático, com o objetivo de trazer significado aos conteúdos trabalhados em sala de aula, com finalidade de motivar os estudantes para que possam desenvolver competências e habilidades de compreensão da matemática na sociedade. Neste trabalho, contextualiza - se a matemática como uma situação da realidade dos discentes, abordando as despesas pessoais e familiares para que eles vivenciem a problemática de suas casas em sala de aula e façam a conexão entre os cálculos e sua real finalidade com seu cotidiano, a fim de que adquirem uma educação financeira consciente Nesse cenário, pretende - se formar alunos críticos e reflexivos, sabendo – se que cada vez mais a sociedade exige cidadãos preparados para enfrentar de situações do cotidiano e para exercer sua cidadania e para isso, é necessário educar – se financeiramente para garantir um futuro financeiro tranquilo e agradável para ele e seus familiares. O nosso objetivo é envolver os discentes no processo de ensino e aprendizagem, por meio da pesquisa e recolha de dados para serem estudados e discutidos em sala, e apresentar-lhes os resultados obtidos no final das atividades. Com isso, pretendemos integrar os conteúdos matemáticos à realidade dos alunos, com o intuito de contribuir para que eles aprendam a consumir racionalmente os bens e serviços oferecidos pela sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent329pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleA Modelagem Matemática para uma Educação Financeira Conscientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais