Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Fabrício Moraes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-10T12:07:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-10T12:07:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738871 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A construção e difusão do conhecimento matemático são variáveis dos processos essenciais para o desenvolvimento da matemática e da ciência. De forma geral, no século XXI, essas variáveis são influenciadas por avanços de ciências exatas, das engenharias, das tecnologias disruptivas e vice-versa. Inicialmente, a construção do conhecimento matemático é um processo abstrato que relaciona investigação, a descoberta e as definições dos conceitos, teoremas e resultados matemáticos. No século XXI, esse processo está sendo potencializado pelo desenvolvimento otimizado de sistemas computacionais e softwares matemáticos. Esses mecanismos permitem aos matemáticos realizar cálculos complexos e simulações. E o uso de redes sociais e plataformas online permitem aos matemáticos compartilhar e colaborar em projetos globais. De fato, a internet naturalmente induz os matemáticos para publicar seus trabalhos científicos em revistas e periódicos online, disponibilizar recursos educacionais e os materiais de divulgação técnico-científica. Esses fatores têm implicações no aumento do acesso ao conhecimento matemático e da educação matemática. E a mídia digital pode ser utilizada para divulgar a matemática de forma acessível e atrativa, para o público em geral. Por exemplo, os vídeos, as animações, robótica educacional com programação ou jogos matemáticos devem ser utilizados para ensinar matemática de forma lúdica e interativa, para despertar o interesse e o aprendizado. Portanto, a construção e difusão do conhecimento matemático são processos fundamentais para o avanço da matemática, do ensino de matemática e da ciência. Dessa forma, o livro apresenta uma fundamentação teórico-prática nos resultados obtidos pelos diversos autores e coautores na estrutura de cada capítulo com conhecimento científico e com a didática adequada. Além disso, Atena Editora oferece uma divulgação científica com qualidade e excelência, essencial para conquistar o destaque entre as melhores editoras do Brasil. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Construção e difusão do conhecimento matemático 2 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
construcao-e-difusao-do-conhecimento-matematico-2.pdf | 6,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738871/1/construcao-e-difusao-do-conhecimento-matematico-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: