
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Fabrício Moraes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-10T12:07:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-10T12:07:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738871 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A construção e difusão do conhecimento matemático são variáveis dos processos essenciais para o desenvolvimento da matemática e da ciência. De forma geral, no século XXI, essas variáveis são influenciadas por avanços de ciências exatas, das engenharias, das tecnologias disruptivas e vice-versa. Inicialmente, a construção do conhecimento matemático é um processo abstrato que relaciona investigação, a descoberta e as definições dos conceitos, teoremas e resultados matemáticos. No século XXI, esse processo está sendo potencializado pelo desenvolvimento otimizado de sistemas computacionais e softwares matemáticos. Esses mecanismos permitem aos matemáticos realizar cálculos complexos e simulações. E o uso de redes sociais e plataformas online permitem aos matemáticos compartilhar e colaborar em projetos globais. De fato, a internet naturalmente induz os matemáticos para publicar seus trabalhos científicos em revistas e periódicos online, disponibilizar recursos educacionais e os materiais de divulgação técnico-científica. Esses fatores têm implicações no aumento do acesso ao conhecimento matemático e da educação matemática. E a mídia digital pode ser utilizada para divulgar a matemática de forma acessível e atrativa, para o público em geral. Por exemplo, os vídeos, as animações, robótica educacional com programação ou jogos matemáticos devem ser utilizados para ensinar matemática de forma lúdica e interativa, para despertar o interesse e o aprendizado. Portanto, a construção e difusão do conhecimento matemático são processos fundamentais para o avanço da matemática, do ensino de matemática e da ciência. Dessa forma, o livro apresenta uma fundamentação teórico-prática nos resultados obtidos pelos diversos autores e coautores na estrutura de cada capítulo com conhecimento científico e com a didática adequada. Além disso, Atena Editora oferece uma divulgação científica com qualidade e excelência, essencial para conquistar o destaque entre as melhores editoras do Brasil. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | Construção e difusão do conhecimento matemático 2 (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| construcao-e-difusao-do-conhecimento-matematico-2.pdf | 6.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738871/1/construcao-e-difusao-do-conhecimento-matematico-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: