Gênero e ensino de história [livro eletrônico]: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Ieda Palheta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-10T17:12:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-10T17:12:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherIedaPalhetaMoraes_ebookFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738849-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho intitulado “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania”, buscamos problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis. Na prática e no convívio de uma sociedade machista e racista como a brasileira, essas leis acabam por ser negadas a determinados sujeitos, como às mulheres negras, por exemplo. Por isso, é importante que a discussão de gênero esteja associada à construção de cidadania, para não ser interpretada apenas como uma questão ideológica, mas sim política e social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoira; Ensino de História; Identidade de Gênero; Docência; Saberes Docentes.pt_BR
Título: dc.titleGênero e ensino de história [livro eletrônico]: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLivro Digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons