Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Ieda Palheta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-10T17:12:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-10T17:12:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | IedaPalhetaMoraes_ebookFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738849 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho intitulado “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania”, buscamos problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis. Na prática e no convívio de uma sociedade machista e racista como a brasileira, essas leis acabam por ser negadas a determinados sujeitos, como às mulheres negras, por exemplo. Por isso, é importante que a discussão de gênero esteja associada à construção de cidadania, para não ser interpretada apenas como uma questão ideológica, mas sim política e social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,83 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoira; Ensino de História; Identidade de Gênero; Docência; Saberes Docentes. | pt_BR |
Título: dc.title | Gênero e ensino de história [livro eletrônico]: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Livro Digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
IedaPalhetaMoraes_ebookFinal.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738849/2/IedaPalhetaMoraes_ebookFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons