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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Abinoam Soares, Neto, Luíz Gomes de Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-10T17:05:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-10T17:05:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | PDF A ORIGEM, TRAJETÓRIA E IDENTIDADE OFICIAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738848 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Iniciamos este produto educacional, sob o formato de e-book, informando o seu objetivo e trazendo alguns esclarecimentos acerca do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no qual nossa pesquisa está inserida. Por conseguinte, o presente material didático traz discussões que envolvem a educação comercial sendo desenvolvida para atender aos alunos do Curso Técnico Integrado Regular em Comércio do ensino médio do IFRN - Campus Natal Zona Norte, porém julgamos que esta intervenção pedagógica pode ser reproduzida em outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT, servindo como subsídio para outros estudos e pesquisas aos interessados nessa temática. O propósito é apresentar alguns aspectos da trajetória histórica da educação comercial a partir da análise documental e bibliográfica, utilizando os conceitos da História da Educação, de modo a possibilitar o estudo de elementos da cultura escolar e da formação dos profissionais do comércio. O produto apresenta a trajetória dessa modalidade de ensino iniciada de forma empírica, desde os primórdios do século XVIII até sua profissionalização. No decorrer dos tempos, tal modalidade foi direcionada às classes menos favorecidas, bem como às elites, dependendo dos contextos social e político, expondo a dualidade estrutural adaptável existente na sociedade a depender da conjuntura, com a proposta de educar as pessoas e promover o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, abordamos a concepção das Aulas de Comércio na conjuntura política, econômica e educacional na Portugal do século XVIII, considerando o ensino comercial no Brasil desde a chegada da corte lusitana à era republicana. Assim, de forma concisa, trazemos as origens da educação comercial no Rio Grande do Norte como uma proposta de discurso acerca do curso de comércio no contexto da Educação Profissional e tecnológica – EPT e dessa forma compreender a trajetória e importância do Ensino comercial, bem como dos profissionais por ela formados, para a história da educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Técnico em Comércio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | A origem, trajetória e identidade do curso de Comércio no Rio Grande do Norte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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