Desenvolvimento e validação de um manual para auxiliar o ensino da antibioticoterapia no curso de Medicina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Luan Victor Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorBANDEIRA, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-09T17:39:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-09T17:39:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento e validação de um manual para auxiliar o ensino da antibioticoterapia no curso de Medicinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738843-
Resumo: dc.description.abstract"O ensino médico passou por uma série de transformações ao longo das últimas décadas. As mudanças curriculares, cada vez mais, requerem profissionais capacitados na integração e manuseio dos novos recursos. Estas alterações no modo de educar, ensinar e instruir são necessárias para formação completa dos estudantes de medicina, visto que a tecnologia está promovendo grandes avanços na área médica. Hoje, um dos maiores desafios do curso de Medicina, que demanda atenção dos docentes, é a preparação dos alunos para uma prescrição consciente, principalmente com relação aos antimicrobianos, visto que erros podem levar a resistência antimicrobiana e até mesmo a prejuízos para os pacientes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um manual sobre antibioticoterapia de fácil manuseio e de leitura acessível para auxiliar o ensino. Após a elaboração do material em diversas etapas, realizado o estudo com uma turma de alunos de medicina que cursavam a disciplina de infectologia. O número total de participantes foi de 102 alunos, onde um grupo selecionado randomicamente obteve acesso ao manual antes da aplicação de uma prova objetiva 16,66% (N=17). A taxa de acertos das questões no grupo de alunos que não acessou o manual foi de 52,07% e no grupo com acesso foi 89,80%, diferença de 37,73%. Conclui-se que é essencial a introdução das metodologias digitais como alternativas de estudo, principalmente atualmente, nos quais as tecnologias são parte da vida dos indivíduos. Dessa forma, o ensino na saúde não poderia ficar fora desse contexto, necessitando evoluir junto ao mundo pós-moderno globalizado. "pt_BR
Tamanho: dc.format.extent232kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfectologiapt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento e validação de um manual para auxiliar o ensino da antibioticoterapia no curso de Medicinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons