Gestão e melhoria de processos BPM - Orientações para aplicação da gestão e melhoria de processos nas organizações com abordagem sistêmica de implementação (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJuliatto, Dante Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Alexandre Hering de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-09T16:12:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-09T16:12:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-06-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738842-
Resumo: dc.description.abstractDiante da crescente demanda por eficiência, produtividade e desempenho em tempos de recursos escassos, empresas, bem como as organizações públicas, têm focado sua atenção na identificação de oportunidades de melhoria para seus processos. Nesse contexto, a abordagem de Gerenciamento de Processos de Negócios, ou Business Process Management (BPM), se destaca. É reconhecida por sua contribuição na gestão de atividades internas e por proporcionar maior conexão entre essas atividades e as demandas de clientes, de fornecedores e da sociedade. As ações de mapeamento e de gerenciamento de processos do BPM atraem a atenção de gestores por permitir, além de outras coisas, ações de governança e compliance, automatização, redução de riscos e adequação a legislações fiscais como as associadas a questões ambientais, fiscais e de LGPD. Conhecer e gerenciar processos passa, portanto, a ser na atualidade um pré-requisito para a boa prática de gestão, e o BPM desponta como a principal disciplina para esse fim. Por outro lado, a implementação do BPM de forma inadequada pode levar organizações, especialmente as de grande porte, a um oneroso, lento e improdutivo fluxo de coleta de informações sem que se atinjam os resultados desejados. Nesse contexto, não são raros os relatos de esforços fracassados de implementação de BPM. Dentre as principais limitações se destacam: dificuldade de internalização de materiais produzidos por agentes externos, dificuldade de atualização do material produzido, excesso de burocracia para geração e atualização dos materiais, estresse de equipes por desvio de funções operacionais para suporte às ações de mapeamento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestãopt_BR
Título: dc.titleGestão e melhoria de processos BPM - Orientações para aplicação da gestão e melhoria de processos nas organizações com abordagem sistêmica de implementação (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais