
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Fabrício Marom de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-09T13:02:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-09T13:02:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738840 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A resolução de problemas ainda vigora como uma atividade complementar, sendo às vezes confundida com a resolução de exercícios, onde a resposta não é analisada e os valores encontrados não possuem significado para o aluno. O enfoque principal deste trabalho é apresentar a resolução de problemas amparados por softwares como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos da Matemática. Para tanto, relaciona os objetivos dos PCN´s, a técnica descrita por Pólya em sua obra “How to solve it”, junto à possibilidade de uso de programas como: GeoGebra, Graphmatica, Planilhas Eletrônicas e Maxima. O autor espera que essa obra seja fonte de aprimoramento de conteúdos relevantes e inovadores, sempre considerando os parâmetros que norteiam a educação. O livro propõe o método de Pólya amparado por sistemas de ensino como uma prática que coloca o aluno como protagonista do processo ensino-aprendizagem. Da união entre a matemática e informática são geradas ferramentas capazes de estimular a curiosidade, melhorar o raciocínio matemático, tornar conteúdos e conceitos mais tangíveis e, principalmente, propiciar o gosto pela descoberta do caminho da resolução. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | A resolução de problemas através do método de Pólya amparado por sistemas de ensino (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: