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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Justa Júnior, Haroldo Peixoto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-07T14:12:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-07T14:12:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.amplamentecursos.com/ensino-de-filosofia-para-surdos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em nossa exposição, demonstraremos como a filosofia pode compreender a educação dos surdos e, fundamentando-se nesta compreensão, promover metodologias e didáticas mais acessíveis para o ensino da filosofia para surdos. Em nosso repertório teórico de cunho filosófico, faremos uso da teoria crítica do filósofo britânico Paddy Ladd, descrita em sua obra Em busca da Surdidade, onde nos apresenta a influência colonizadora do discurso ideológico clínico sobre as comunidades surdas. A importância do seu pensamento consiste em desvelar as estruturas de poder que pretendem uniformizar a pessoa surda na condição de ouvinte, buscando “normatizar” sua deficiência como única condição indispensável de socialização. Em nossa compreensão filosófica e antropológica do sujeito, faremos uso da Antropologia Filosófica do filósofo brasileiro Henrique Cláudio Lima Vaz como chave de leitura do perfil do sujeito surdo em sua condição linguística. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia. Surdos. Ensino. Filosofia. | pt_BR |
Título: dc.title | Download Institutio Philosophica Surdis: o ensino de filosofia para surdos na perspectiva bilíngue (Libras/Português) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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