Educação Indígena: experiências escolares do povo Tremembé de Queimadas e Almofala dos municípios de Acaraú e Itarema/Ceará

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Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Manoel Aristeu de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-07T14:06:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-07T14:06:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.amplamentecursos.com/educacao-indigena-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738797-
Resumo: dc.description.abstractEste livro, intitulado "Educação Indígena: Experiências Escolares do Povo Tremembé de Queimadas e Almofala dos Municípios de Acaraú e Itarema/Ceará," foi escrito por Manoel Aristeu de Freitas. O autor explora as experiências educacionais do povo Tremembé nessas regiões do Ceará, com foco na educação indígena. A dissertação foi apresentada à Comissão de Avaliação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade. O orientador do autor foi o Prof. Dr. Jose Jakson Amancio Alves Assunção. O livro aborda os povos indígenas no Brasil, com ênfase no estado do Ceará e nas cidades de Acaraú e Itarema, destacando também a Nação Indígena Tremembé. Além disso, são discutidas questões relevantes relacionadas às escolas indígenas de Tremembé e Queimadas, com o uso de métodos de pesquisa que proporcionam resultados consideráveis. Destaca-se a complexidade da situação do ensino e da aprendizagem dos povos Tremembé de Queimadas e Almofala. Isso se deve, em primeiro lugar, à dificuldade de dominar os novos processos da educação escolar indígena e, em segundo lugar, às fragilidades objetivas e subjetivas relacionadas à realidade do trabalho docente nessa área. A obra argumenta que para aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e cidadão, é crucial focar no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se envolver no discurso de forma a agir no mundo social. Para isso, é fundamental que o ensino e a aprendizagem dos povos Tremembé de Queimadas e Almofala sejam orientados pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira e no mundo, considerando as especificidades linguísticas e as condições existentes no contexto escolar. O livro também incorpora a percepção dos professores sobre o ensino em uma educação diferenciada para a população indígena, destacando as experiências vivenciadas na escola. A base legal para a educação escolar indígena no Brasil, incluindo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, entre outros, é discutida como parte do contexto. Os resultados de questionários aplicados aos professores revelam as diferenças entre uma escola indígena e as demais, bem como a percepção dos professores sobre a necessidade de uma educação diferenciada para essa população. No entanto, o livro ressalta que ainda existe uma lacuna entre o trabalho do professor e a compreensão curricular necessária para a educação diferenciada indígena. Destaca-se a importância da formação contínua dos professores para se adequarem ao contexto em que estão inseridos. Em suma, o livro contribui para o entendimento das experiências do povo Tremembé, com base na percepção dos professores, e destaca a necessidade de avanços na legislação, na formação de professores indígenas e na oferta de educação escolar diferenciada para essa população, representando um passo importante na educação indígena no Ceará.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Diferenciada Indígena. Percepção dos Professores. Povos Tremembé de Queimadas e Almofala.pt_BR
Título: dc.titleEducação Indígena: experiências escolares do povo Tremembé de Queimadas e Almofala dos municípios de Acaraú e Itarema/Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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