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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Manoel Aristeu de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-07T14:06:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-07T14:06:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.amplamentecursos.com/educacao-indigena | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738797 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro, intitulado "Educação Indígena: Experiências Escolares do Povo Tremembé de Queimadas e Almofala dos Municípios de Acaraú e Itarema/Ceará," foi escrito por Manoel Aristeu de Freitas. O autor explora as experiências educacionais do povo Tremembé nessas regiões do Ceará, com foco na educação indígena. A dissertação foi apresentada à Comissão de Avaliação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade. O orientador do autor foi o Prof. Dr. Jose Jakson Amancio Alves Assunção. O livro aborda os povos indígenas no Brasil, com ênfase no estado do Ceará e nas cidades de Acaraú e Itarema, destacando também a Nação Indígena Tremembé. Além disso, são discutidas questões relevantes relacionadas às escolas indígenas de Tremembé e Queimadas, com o uso de métodos de pesquisa que proporcionam resultados consideráveis. Destaca-se a complexidade da situação do ensino e da aprendizagem dos povos Tremembé de Queimadas e Almofala. Isso se deve, em primeiro lugar, à dificuldade de dominar os novos processos da educação escolar indígena e, em segundo lugar, às fragilidades objetivas e subjetivas relacionadas à realidade do trabalho docente nessa área. A obra argumenta que para aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e cidadão, é crucial focar no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se envolver no discurso de forma a agir no mundo social. Para isso, é fundamental que o ensino e a aprendizagem dos povos Tremembé de Queimadas e Almofala sejam orientados pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira e no mundo, considerando as especificidades linguísticas e as condições existentes no contexto escolar. O livro também incorpora a percepção dos professores sobre o ensino em uma educação diferenciada para a população indígena, destacando as experiências vivenciadas na escola. A base legal para a educação escolar indígena no Brasil, incluindo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, entre outros, é discutida como parte do contexto. Os resultados de questionários aplicados aos professores revelam as diferenças entre uma escola indígena e as demais, bem como a percepção dos professores sobre a necessidade de uma educação diferenciada para essa população. No entanto, o livro ressalta que ainda existe uma lacuna entre o trabalho do professor e a compreensão curricular necessária para a educação diferenciada indígena. Destaca-se a importância da formação contínua dos professores para se adequarem ao contexto em que estão inseridos. Em suma, o livro contribui para o entendimento das experiências do povo Tremembé, com base na percepção dos professores, e destaca a necessidade de avanços na legislação, na formação de professores indígenas e na oferta de educação escolar diferenciada para essa população, representando um passo importante na educação indígena no Ceará. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Diferenciada Indígena. Percepção dos Professores. Povos Tremembé de Queimadas e Almofala. | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Indígena: experiências escolares do povo Tremembé de Queimadas e Almofala dos municípios de Acaraú e Itarema/Ceará | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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