Práticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDullius, Simone Rosanelli-
Autor(es): dc.contributor.authorZucolotto, Andréia Modrzejewski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-06T20:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-06T20:40:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional Simone.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738756-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional (PE) é o resultado de pesquisa do Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológico (EPT) do IFRS Campus Porto Alegre/RS, cuja dissertação é intitulada "A DISCIPLINA DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CURSO NORMAL E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL”. Está vinculado à linha de práticas educativas em EPT. A motivação para o tema é a própria atuação da pesquisadora na Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha a fim de que possa qualificar a sua atuação profissional na disciplina de Estudos de Ciências da Natureza no Curso Normal, investigando como a referida disciplina do curso pode contribuir para construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral para as normalistas da referida instituição. A coleta de dados da pesquisa ocorreu a partir de um Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado (TACB-S) e também através de questionário e entrevista semiestruturada. O produto educacional consiste numa sequência didática, no formato de e-book, denominado "PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CURSO NORMAL". Esse PE pretende contribuir com a alfabetização científica de estudantes, por meio de uma formação crítica, humana e integral. A sequência didática foi organizada para desenvolver a alfabetização científica no que tange o entendimento da natureza da ciência, o entendimento dos conteúdos da ciência e também o entendimento do impacto da ciência e tecnologia na sociedade e ambiente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent50,6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Título: dc.titlePráticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons