História local e ensino de história: as memórias da paisagem do bairro Carananduba, na ilha de Mosqueiro, Belém-PA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Roberto Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-05T17:07:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-05T17:07:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherRobertoSouzaCosta_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738743-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo promover um ensino de História, a partir de memórias sobre o bairro de Carananduba, na ilha de Mosqueiro, Belém-Pa., propiciador de aprendizagens significativas aos alunos e alunas do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Prof.º Abelardo Leão Condurú, que possibilite a construção e percepção de diferentes modos de ver, sentir e pensar o bairro, valendo-se de pressupostos teóricos da História Urbana, compreendendo a importância da construção e valorização da história local, ao mesmo tempo, em que esta última é utilizada como ponte necessária à compreensão de contextos mais amplos, realidades maiores nas quais o local está inserido. Para a execução do trabalho, foram propostos diferentes tipos de atividades, dentro e fora do espaço escolar, valendo-se da aplicação de questionários a discentes (público-alvo da pesquisa), utilização de fontes de natureza diversa e realização de entrevistas com moradores locais. Para entrevistar moradores, utilizou-se a metodologia da história oral, o que exigiu momentos de preparação e orientação, bem como de elaboração de roteiro de entrevistas. Com as atividades propostas, buscava-se estimular discentes a assumir uma atitude historiadora em relação à leitura e análise das fontes e o fomento ao reconhecimento da historicidade de si, dos outros e do local onde habitam. Aplicouse também para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental um questionário “on-line” com vistas a compreender como estes realizavam atividades voltadas ao estudo da história local. Todo o material obtido foi analisado tendo por base técnica de análise conteúdo categorial temática. A partir disso, foi possível perceber o que os discentes possuíam de conhecimentos sobre a história do local onde habitam e, além disso, visualizar os aspectos positivos e as limitações das práticas docentes destinadas ao estudo do local. A dimensão propositiva desta dissertação constitui-se num “site” direcionado a docentes, fundamentalmente, e espera-se que lhes sirva como norte para suas práticas de ensino voltadas ao estudo da história local, aliado a isso, que se constitua num espaço de compartilhamento de conhecimento em constante crescimento e de divulgação de outras experiências de ensino do gênero.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,07 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria, Ensino de História, História Local; História Urbana; Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleHistória local e ensino de história: as memórias da paisagem do bairro Carananduba, na ilha de Mosqueiro, Belém-PA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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