CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DOCENTES EBTT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreire, Maria Geiza Ferreira.-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, José Araújo.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-04T16:22:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-04T16:22:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional GEIZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738705-
Resumo: dc.description.abstractÉ com alegria e entusiasmo que apresentamos a todos e toda o produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no Polo Mossoró/RN. Ele é fruto de inquietações profissionais não apenas da pesquisadora que realizou o trabalho, mas também de toda uma área de conhecimento e atuação profissional que sente a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência. Como objetivo geral, propomos desenvolver um curso de formação continuada voltado para professores, mais especificamente, no contexto da Educação Profisisonal e Tecnológica. Um curso que pudesse oferecer uma discussão sobre os saberes docentes em torno da inclusão dos alunos com deficiência na EPT, possibilitando a construção de saberes teórico-práticos que subsidiassem os professores, não apenas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Mossoró (onde foi realizada a pesquisa), mas também os professores de diversas instituições educacionais na modalidade EPT, espalhadas pelo Brasil. Após pesquisa bibliográfica, tanto no que se refere às bases epistemológicas da EPT, como no que diz respeito aos produtos educacionais produzidos na área, desenvolvemos o Curso de Formação Continuada sobre Educação Inclusiva para Docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) que apresentamos neste trabalho. Este curso busca promover uma capacitação introdutoria no campo da educação inclusiva, voltada aos professores, fornecendo-lhes ferramentas teóricas e práticas em torno da inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE nos diversos cursos de educação profissional e tecnológica, partindo do principio de que é dever do Estado oferecer educação gratuita e de qualidade para todas e todos os cidadãos brasileiros, indepentende de raça, credo, religião, sexo, gênero, orientação sexual e de quaisquer deficiências. Vale destacar que o curso aqui apresentado foi estruturado de modo que possa constituir-se como uma proposta flexível e acessível, de modo que possa ser adaptado às diversas realidades locais espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pela atenção e contamos com a presença e engajamento de vocês nessa jornada rumo à educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent352KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DOCENTES EBTTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons