
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FRANÇA, DENISE MARIA VAZ ROMANO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, MAYVILLIS CRISTINE PIRES A | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-03T15:18:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-03T15:18:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738667 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The quality of life in teaching work is strongly related to the health conditions of teachers and constitutes an area of interdisciplinary scope and interest. There are many areas dedicated to building knowledge in this field whose delimitations remain without consensus due to its subjectivity. This course completion work aimed to analyze the quality of life at work of Early Childhood Education and Elementary School teachers (Initial series), in the municipalities of the Coast of Paraná (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá and Pontal do Paraná). To assess quality of life, the questionnaire, Total Quality Work Life- TQWL-42, was used, prepared on Google Forms and distributed electronically to teachers. 28 teachers from the public education network on the coast of Paraná voluntarily participated, with an average age of 43.92 years, with an average length of service of 10.76 years. Analysis of the results reveals that, in general, the teachers surveyed report a satisfactory level of quality of life. Analyzing the spheres separately, quality of work life scores tends to be unsatisfactory in the biological/physiological sphere and satisfactory scores in the psychological/behavioral sphere. It is concluded that job security and the relevance of teaching work represent a strong significance and positive impact on the quality of life in teaching work and that they must be increased and supported. The precariousness of working conditions, working hours, leisure hours, health care services, must be considered more carefully so that teaching work is valued as it must. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers | pt_BR |
| Título: dc.title | QUALITY OF WORKING LIFE OF TEACHERS ON THE COAST OF PARANÁ (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: