Sequência de planos de aula: divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorBranquinho, Lorena Rosa-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-03T13:03:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-03T13:03:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Lorena Rosa Branquinho - Planos de aula com ficha e código de barras.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738661-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional “Sequência de Planos de Aula: Divisão por frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” compreende os planos de aula utilizados durante a realização do curso “Curso de extensão: Divisão de Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática”. O curso é um Produto Educacional relacionado a pesquisa de mestrado apresentada pela primeira autora. Inicialmente a proposta seria atender à professores (licenciados ou licenciandos) de matemática, durante a pesquisa e aplicação foi constatado que o curso poderia destinar-se também aos professores que ensinam matemática (com formação em pedagogia) por se tratar de um assunto de grande relevância e situado na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O curso aborda conhecimentos como o conceito de fração, dificuldades com a operação de divisão, divisão por frações e outras possibilidades de compreensão e cálculo; além da Educação Matemática Crítica, proposição de problemas e a Análise de Erros como uma metodologia de ensino através de encontros interativos, com uma carga horária total de 30 horas. Os conteúdos foram divididos em quatro partes: I Atividade diagnóstica e apresentação da pesquisa; II Questionar o conceito de frações apresentando outros subconstrutos, as frações na BNCC, Educação Matemática Crítica, a operação de divisão com suas barreiras e significados e modelos; III Significado da divisão por um número racional, outras possibilidades de cálculo, modelos da divisão por frações e análise de problemas; IV O papel do erro na sociedade, na escola e nas pesquisas, Análise de erro como uma possiblidade para o ensino e representações concretas e abstratas para a divisão por frações. Os planos de aula retratados foram utilizados com uma turma composta por licenciandos em Matemática da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), durante o período de pandemia, portanto, de modo remoto.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão por frações-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos do professor-
Palavras-chave: dc.subjectLiping Ma-
Título: dc.titleSequência de planos de aula: divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons