Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Branquinho, Lorena Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-03T13:03:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-03T13:03:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Lorena Rosa Branquinho - Planos de aula com ficha e código de barras.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738661 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional “Sequência de Planos de Aula: Divisão por frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática” compreende os planos de aula utilizados durante a realização do curso “Curso de extensão: Divisão de Frações: Compreensão Profunda da Matemática Fundamental de Professores que Ensinam Matemática”. O curso é um Produto Educacional relacionado a pesquisa de mestrado apresentada pela primeira autora. Inicialmente a proposta seria atender à professores (licenciados ou licenciandos) de matemática, durante a pesquisa e aplicação foi constatado que o curso poderia destinar-se também aos professores que ensinam matemática (com formação em pedagogia) por se tratar de um assunto de grande relevância e situado na transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O curso aborda conhecimentos como o conceito de fração, dificuldades com a operação de divisão, divisão por frações e outras possibilidades de compreensão e cálculo; além da Educação Matemática Crítica, proposição de problemas e a Análise de Erros como uma metodologia de ensino através de encontros interativos, com uma carga horária total de 30 horas. Os conteúdos foram divididos em quatro partes: I Atividade diagnóstica e apresentação da pesquisa; II Questionar o conceito de frações apresentando outros subconstrutos, as frações na BNCC, Educação Matemática Crítica, a operação de divisão com suas barreiras e significados e modelos; III Significado da divisão por um número racional, outras possibilidades de cálculo, modelos da divisão por frações e análise de problemas; IV O papel do erro na sociedade, na escola e nas pesquisas, Análise de erro como uma possiblidade para o ensino e representações concretas e abstratas para a divisão por frações. Os planos de aula retratados foram utilizados com uma turma composta por licenciandos em Matemática da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), durante o período de pandemia, portanto, de modo remoto. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão por frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liping Ma | - |
Título: dc.title | Sequência de planos de aula: divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de professores que ensinam matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons