Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Magnum Dias Da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-03T12:24:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-03T12:24:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Hip hop da rua para a escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738653 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho ligado à linha de pesquisa práticas educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – tem por objetivo apresentar o Hip Hop e sua potencialidade como recurso de ensino. O Hip Hop é uma manifestação cultural que poderia ser uma ferramenta de conexão entre os conteúdos escolares e a realidade do educando, reunindo possibilidades de despertar o interesse e facilitar o diálogo por meio de reflexões e vivências de mundo, em uma educação de mão dupla, na qual professor e aluno aprenderem um com o outro. A investigação partiu do diálogo com outras pesquisas relacionadas com o nosso tema e ancorou-se em autores como Freire (1967, 1980, 2003), Vianna (1997), Herschmann (2005), Martins (2020), Gohn (2011), entre outros, que serviram de referencial teórico. Ela foi desenvolvida sob uma investigação qualitativa inspirada na pesquisa participante, envolvendo os organizadores das batalhas, MC’s convidados e o público em geral, por meio de rodas culturais com apresentações poéticas e performances freestyle, complementada por um evento envolvendo estudantes da modalidade EJA de uma escola pública. Os dados da pesquisa surgiram de registros das observações e, posteriormente, foram documentados e analisados. Por fim, os resultados foram transformados em um produto educacional no formato de E-book com diretrizes para uso do Hip Hop na escola. A expectativa é servir de orientação para quem tiver interesse em usar o Hip Hop como recurso motivador para o processo de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,02 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas Transversais Contemporâneo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Roda Cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Hip-hop da rua para a escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Hip hop da rua para a escola.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738653/1/Hip hop da rua para a escola.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: