UM MODELO DE ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INVESTIGATIVO/CIENTIFICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Israel-
Autor(es): dc.contributor.authorMaurente, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-01T02:37:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-01T02:37:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
identificador: dc.identifier.otherLivro de regras - RPG Ciência e Investigaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.otherLivro de aventura - RPG Ciência e Investigaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738639-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de ciências é um trabalho que demanda dedicação, perseverança e criatividade. Uma das formas para torná-lo mais interessante é aproximar a educação em ciências ao modo de se fazer ciência, ou seja, ao ensino das metodologias científicas. Nesse contexto, o jogo didático se apresenta como uma alternativa instigante para auxiliar em tais processos, sendo o Role-Playing Game (RPG) uma modalidade de jogo que vem se democratizando e popularizando, sendo incentivado como método de ensino. O RPG é um jogo de interpretação de personagens que permite aos discentes uma experiência imersiva de criatividade e interpretação. Há um enredo principal no qual um mestre, preferencialmente o professor, deve assumir a responsabilidade pela condução da história de forma a possibilitar aos estudantes oportunidades de construção do conhecimento proposto. Dessa forma, apresentamos o jogo “Ciência e Investigação”, criado com intuito de estimular o pensamento científico investigativo de estudantes do ensino fundamental, principalmente quanto ao componente curricular de ciências e sob a ótica da interdisciplinaridade. O jogo se passa em um futuro distópico do planeta Terra, onde uma terrível doença exterminou boa parte da população humana. A partir disso, os jogadores/estudantes devem seguir em uma aventura pelos biomas brasileiros em busca de uma possível cura, colaborando entre si, propondo investigações científicas, criando e testando hipóteses para completar suas missões. Para a apresentação do jogo foram elaborados dois livretos: O primeiro, denominado “Ciência e Investigação: Livro de Regras Básicas”, visa introduzir ao docente as instruções e mecânicas essenciais, apresentando a descrição básica do universo do jogo e as instruções de mecanismos de jogabilidade. O segundo, “Ciência e Investigação: a aventura da busca aos infectáveis”, contém uma sugestão de campanha com descrições e dicas de como conduzir a narrativa para melhor explorar determinados conceitos pedagógicos. Espera-se que o RPG aqui apresentado possibilite a abordagem de conceitos relacionados às ciências, à metodologia científica e ao pensamento investigativo, de forma multidisciplinar e interativa e que englobe os conteúdos propostos na BNCC. Além disso, incentivamos a interação com outras áreas e a colaboração com outros professores, pois isso engrandece a construção do conhecimento e torna a experiência mais interessante e proveitosa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56882kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectrpgpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia investigativapt_BR
Título: dc.titleUM MODELO DE ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INVESTIGATIVO/CIENTIFICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursepós graduação em educação - mestrado prossionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertação e produto educacionalpt_BR
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