Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Israel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maurente, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-01T02:37:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-01T02:37:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro de regras - RPG Ciência e Investigação | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Livro de aventura - RPG Ciência e Investigação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738639 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de ciências é um trabalho que demanda dedicação, perseverança e criatividade. Uma das formas para torná-lo mais interessante é aproximar a educação em ciências ao modo de se fazer ciência, ou seja, ao ensino das metodologias científicas. Nesse contexto, o jogo didático se apresenta como uma alternativa instigante para auxiliar em tais processos, sendo o Role-Playing Game (RPG) uma modalidade de jogo que vem se democratizando e popularizando, sendo incentivado como método de ensino. O RPG é um jogo de interpretação de personagens que permite aos discentes uma experiência imersiva de criatividade e interpretação. Há um enredo principal no qual um mestre, preferencialmente o professor, deve assumir a responsabilidade pela condução da história de forma a possibilitar aos estudantes oportunidades de construção do conhecimento proposto. Dessa forma, apresentamos o jogo “Ciência e Investigação”, criado com intuito de estimular o pensamento científico investigativo de estudantes do ensino fundamental, principalmente quanto ao componente curricular de ciências e sob a ótica da interdisciplinaridade. O jogo se passa em um futuro distópico do planeta Terra, onde uma terrível doença exterminou boa parte da população humana. A partir disso, os jogadores/estudantes devem seguir em uma aventura pelos biomas brasileiros em busca de uma possível cura, colaborando entre si, propondo investigações científicas, criando e testando hipóteses para completar suas missões. Para a apresentação do jogo foram elaborados dois livretos: O primeiro, denominado “Ciência e Investigação: Livro de Regras Básicas”, visa introduzir ao docente as instruções e mecânicas essenciais, apresentando a descrição básica do universo do jogo e as instruções de mecanismos de jogabilidade. O segundo, “Ciência e Investigação: a aventura da busca aos infectáveis”, contém uma sugestão de campanha com descrições e dicas de como conduzir a narrativa para melhor explorar determinados conceitos pedagógicos. Espera-se que o RPG aqui apresentado possibilite a abordagem de conceitos relacionados às ciências, à metodologia científica e ao pensamento investigativo, de forma multidisciplinar e interativa e que englobe os conteúdos propostos na BNCC. Além disso, incentivamos a interação com outras áreas e a colaboração com outros professores, pois isso engrandece a construção do conhecimento e torna a experiência mais interessante e proveitosa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56882kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | rpg | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia investigativa | pt_BR |
Título: dc.title | UM MODELO DE ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INVESTIGATIVO/CIENTIFICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | pós graduação em educação - mestrado prossional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação e produto educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons