Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Espinola Jr, Jose | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha santana, Alailson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-01T01:59:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-01T01:59:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alailson_dissertação_mestrado1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática, modalidade concomitante, ofertado pelo IFS - Campus Socorro, quanto à participação efetiva deles no processo de gestão democrática e participativa no IFS. Para isso foi utilizado uma pesquisa aplicada do tipo descritivo exploratório com enfoque qualitativa, no qual o estudo de caso foi utilizado, sendo que o espaço amostral considerado seria inicialmente de 35 (trinta e cinco) estudantes do citado curso, porém devido a evasão escolar ficaram doze estudantes que responderam questionários abertos e fechados, também foi utilizada a pesquisa bibliográfica considerando estudos idênticos ao objeto da pesquisa, além de análise documental. O tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Ao final do estudo os estudantes foram capazes de participar efetivamente das discussões sobre a gestão democrática participativa no âmbito do IFS, e para isso a influência do produto educacional, documentário, trouxe um elo entre a gestão e uma visão mais clara dos posicionamentos dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino concomitante | pt_BR |
Título: dc.title | GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, MODALIDADE CONCOMITANTE, NO IFS - CAMPUS SOCORRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Alailson_dissertação_mestrado1.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738638/1/Alailson_dissertação_mestrado1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: