GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, MODALIDADE CONCOMITANTE, NO IFS - CAMPUS SOCORRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEspinola Jr, Jose-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha santana, Alailson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-01T01:59:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-01T01:59:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
identificador: dc.identifier.otherAlailson_dissertação_mestrado1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738638-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática, modalidade concomitante, ofertado pelo IFS - Campus Socorro, quanto à participação efetiva deles no processo de gestão democrática e participativa no IFS. Para isso foi utilizado uma pesquisa aplicada do tipo descritivo exploratório com enfoque qualitativa, no qual o estudo de caso foi utilizado, sendo que o espaço amostral considerado seria inicialmente de 35 (trinta e cinco) estudantes do citado curso, porém devido a evasão escolar ficaram doze estudantes que responderam questionários abertos e fechados, também foi utilizada a pesquisa bibliográfica considerando estudos idênticos ao objeto da pesquisa, além de análise documental. O tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Ao final do estudo os estudantes foram capazes de participar efetivamente das discussões sobre a gestão democrática participativa no âmbito do IFS, e para isso a influência do produto educacional, documentário, trouxe um elo entre a gestão e uma visão mais clara dos posicionamentos dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino concomitantept_BR
Título: dc.titleGESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, MODALIDADE CONCOMITANTE, NO IFS - CAMPUS SOCORROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais