O SACRIFÍCIO DE IZAQUE: NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DE EGRESSES LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIANI DA SILVA SOARES, DAVI SILVA DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-02T14:29:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-02T14:29:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
identificador: dc.identifier.otherDiisertação: O SACRIFÍCIO DE IZAQUE: NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DE EGRESSES LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738629-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre as narrativas de vivências de estudantes LGBTQIAPN+, egresses de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IF Baiano – Campus Serrinha, acerca das experiências vividas ao longo da realização do curso técnico profissional. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como egresses LGBTQIAPN+ evidenciam suas experiências pessoais e formativas, ao longo da realização do curso na educação profissional e técnica de nível médio, a partir de suas narrativas (auto)biográficas. A questão norteadora da pesquisa, está formulada da seguinte forma: Como egresses LGBTQIAPN+ percebem suas vivências pessoais e formativas, ao longo da realização do curso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IF Baiano - Campus Serrinha? O acesso aos egresses entrevistados se deu com utilização da técnica snowball, que permitiu o acesso a oito participantes, que estudaram no IF Baiano no período de 2015 a 2019. Suas narrativas (auto)biográficas foram obtidas através de entrevistas compreensivas, com utilização de roteiro orientador inicial, porém voltada para a captação de elementos narrativos em profundidade, voltados desde para a percepção de suas orientações sexuais, relação familiar, memórias enquanto estudantes e planos futuros. Os relatos (auto)biográficos foram interpretados à luz do método fenomenológico, a partir da realização de redução eidética, que nos permitiu compreender o fenômeno pesquisado: A consciência dos egressos LGBTQIAPN+ sobre a sexualidade se dá no movimento formativo no IF Baiano. Os aportes teóricos que ajudam a entender o fenômeno desta pesquisa pertencem a três macrocampos, sendo o primeiro deles a noção de Gênero, no qual são consideradas algumas perspectivas teóricas - Estudos culturais sobre o corpo (Stuart Hall; Guacira Lopes Louro), Transfeminismo (Letícia Nascimento) e a Teoria Queer (Judith Butler), esta última perspectiva também através do contrassexualismo de Paul Preciado. O segundo macrocampo é o da Literatura, através das (Auto)biografias, a partir das contribuições do texto biográfico de François Dosse e por fim, o macrocampo da Educação Profissional, assentada na análise da precarização das relações de trabalho (Ricardo Antunes) e divisão sexual do trabalho (Helena Hirata). Das narrativas obtidas, percebeu-se que o IF Baiano – Campus Serrinha se constituiu lugar de acolhimento quanto à orientação sexual de egresses, mas que necessita assegurar maiores possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho no Território do Sisal. Por fim, enquanto Produto Educacional foi elaborado um E-book, intitulado Colorlivro, o qual relatada as experiências e memórias de egresses entrevistados, utilizando personagens de anime para sua representação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectfenomenologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subject(auto)biografiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemórias e Organização dos Espaços Educativos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero e orientação sexualpt_BR
Título: dc.titleO SACRIFÍCIO DE IZAQUE: NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS DE EGRESSES LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons