
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIANI DA SILVA SPARES, DAVI SILVA DA COSTA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-02T14:24:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-02T14:24:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | COLORLIVRO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738628 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre as narrativas de vivências de estudantes LGBTQIAPN+, egresses de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IF Baiano – Campus Serrinha, acerca das experiências vividas ao longo da realização do curso técnico profissional. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como egresses LGBTQIAPN+ evidenciam suas experiências pessoais e formativas, ao longo da realização do curso na educação profissional e técnica de nível médio, a partir de suas narrativas (auto)biográficas. A questão norteadora da pesquisa, está formulada da seguinte forma: Como egresses LGBTQIAPN+ percebem suas vivências pessoais e formativas, ao longo da realização do curso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IF Baiano - Campus Serrinha? O acesso aos egresses entrevistados se deu com utilização da técnica snowball, que permitiu o acesso a oito participantes, que estudaram no IF Baiano no período de 2015 a 2019. Suas narrativas (auto)biográficas foram obtidas através de entrevistas compreensivas, com utilização de roteiro orientador inicial, porém voltada para a captação de elementos narrativos em profundidade, voltados desde para a percepção de suas orientações sexuais, relação familiar, memórias enquanto estudantes e planos futuros. Os relatos (auto)biográficos foram interpretados à luz do método fenomenológico, a partir da realização de redução eidética, que nos permitiu compreender o fenômeno pesquisado: A consciência dos egressos LGBTQIAPN+ sobre a sexualidade se dá no movimento formativo no IF Baiano. Os aportes teóricos que ajudam a entender o fenômeno desta pesquisa pertencem a três macrocampos, sendo o primeiro deles a noção de Gênero, no qual são consideradas algumas perspectivas teóricas - Estudos culturais sobre o corpo (Stuart Hall; Guacira Lopes Louro), Transfeminismo (Letícia Nascimento) e a Teoria Queer (Judith Butler), esta última perspectiva também através do contrassexualismo de Paul Preciado. O segundo macrocampo é o da Literatura, através das (Auto)biografias, a partir das contribuições do texto biográfico de François Dosse e por fim, o macrocampo da Educação Profissional, assentada na análise da precarização das relações de trabalho (Ricardo Antunes) e divisão sexual do trabalho (Helena Hirata). Das narrativas obtidas, percebeu-se que o IF Baiano – Campus Serrinha se constituiu lugar de acolhimento quanto à orientação sexual de egresses, mas que necessita assegurar maiores possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho no Território do Sisal. Por fim, enquanto Produto Educacional foi elaborado um E-book, intitulado Colorlivro, o qual relatada as experiências e memórias de egresses entrevistados, utilizando personagens de anime para sua representação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero e Orientação Sexual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | (Auto)biografias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memórias e Organização dos Espaços Educativos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
| Título: dc.title | COLORLIVRO: NARRATIVAS DE EGRESSES LGBTQIAP+ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BAIANO CAMPUS SERRINHA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Colorlivro.pdf | COLORLIVRO | 15.12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738628/2/Colorlivro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons