CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES DO IFC-BRUSQUE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, José Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, Reginaldo Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-29T19:38:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-29T19:38:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-
identificador: dc.identifier.otherCONCEPÇÕES DOS EDUCADORES DO IFC-BRUSQUE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
identificador: dc.identifier.otherAvaliação da aprendizagem como elemento constituinte do processo educativo Oficina temática: Fundamentos e recomendaçõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738581-
Resumo: dc.description.abstractOs Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC-Brusque apresentam, como um de seus parâmetros, o conceito da avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem, com ênfase nos aspectos qualitativos. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado (EMI), bem como, realizou uma oficina, como Produto Educacional. Dessa forma, elaborou-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no EMI? Respondendo esse questionamento, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo utilizados para a coleta dos dados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários, anotações em diário de bordo e aplicação do Produto Educacional. Para compreensão das informações coletadas foi utilizada a Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os resultados apontam que os educadores apresentam concepções avaliativas classificatórias, diagnósticas e formativas. Ainda foi evidenciado certo predomínio da avaliação formativa de inspiração behaviorista e da avaliação formativa fundamentada em concepções cognitivistas e construtivistas. Tais aspectos apontam para uma dissociação entre o ensino e as ações avaliativas, ou seja, a concepção da avaliação como elemento desvinculado do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os educadores entendem ser necessário intensificar as devolutivas ao discente sobre seu desempenho nas atividades avaliativas, para promover uma maior responsabilização do estudante por sua aprendizagem e desenvolvimento, bem como, por seu “fracasso escolar”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrganização da EPTpt_BR
Título: dc.titleCONCEPÇÕES DOS EDUCADORES DO IFC-BRUSQUE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória da EPTpt_BR
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