Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE ALMEIDA AGUIAR SILVA, JULIANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO DE ALMEIDA, RONISE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-29T19:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-29T19:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | GRÊMIO ESTUDANTIL 28 DE MARÇO: PERSPECTIVAS CRÍTICA, CIDADÃ E DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MUNDO DO TRABALHO (2019-2022) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738580 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação se insere nas discussões acerca da formação do movimento estudantil secundarista (as agremiações) como espaços não-formais de educação na e os reflexos no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Articulando-se, tem como objetivo principal “compreender de que forma as agremiações, como espaço não formal de educação, funciona na construção/contribuição desses\as estudantes para a formação omnilateral, politécnica e integral dentro de EPT; e assim, como reflete para a sociedade e o mundo do trabalho uma atuação crítica-cidadã e democrática”. Para isso, a pesquisa enfoca os espaços não formais de educação, que funcionam como um locus de formação política, associando-se aos fundamentos omnilateral, politécnia e integral. Com isso, faz-se necessário entender o papel dos grêmios estudantis dentro das escolas e os impactos nesses estudantes na passagem pelo grêmio quando chegam ao mundo do trabalho. O objeto de estudo é o Grêmio estudantil 28 de Março, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, e seu papel dentro da Instituição e seus sujeitos, os estudantes gremistas que passaram por ele. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa adotará como instrumentos para coleta de dados: questionários e a pesquisa participante com os estudantes das últimas gestões (Gestão Plural 2019/2020) e Gestão Lute (2021/2022); seguida da análise/interpretação de dados por meio da abordagem qualitativa, mediante as técnicas da análise de conteúdo; análise documental e bibliográfica numa perspectiva teórica e metodológica assumidamente pela Educação Popular. Mergulhando numa pesquisa-participante, visando à obtenção de um produto educacional; a produção fílmica sobre a vivência desses/as estudantes gremistas que atuam ou atuaram por gestões de organizações estudantis dentro do Grêmio 28 de Março. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,1mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil secundarista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agremiações. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais de educação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do trabalho. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação crítico-cidadã e democrático. | pt_BR |
Título: dc.title | GRÊMIO ESTUDANTIL 28 DE MARÇO: PERSPECTIVAS CRÍTICA, CIDADÃ E PARTICIPATIVA NOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MUNDO DO TRABALHO (2019-2022) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de ensino orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: