GRÊMIO ESTUDANTIL 28 DE MARÇO: PERSPECTIVAS CRÍTICA, CIDADÃ E PARTICIPATIVA NOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MUNDO DO TRABALHO (2019-2022)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE ALMEIDA AGUIAR SILVA, JULIANA-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO DE ALMEIDA, RONISE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-29T19:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-29T19:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherGRÊMIO ESTUDANTIL 28 DE MARÇO: PERSPECTIVAS CRÍTICA, CIDADÃ E DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MUNDO DO TRABALHO (2019-2022)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738580-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação se insere nas discussões acerca da formação do movimento estudantil secundarista (as agremiações) como espaços não-formais de educação na e os reflexos no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Articulando-se, tem como objetivo principal “compreender de que forma as agremiações, como espaço não formal de educação, funciona na construção/contribuição desses\as estudantes para a formação omnilateral, politécnica e integral dentro de EPT; e assim, como reflete para a sociedade e o mundo do trabalho uma atuação crítica-cidadã e democrática”. Para isso, a pesquisa enfoca os espaços não formais de educação, que funcionam como um locus de formação política, associando-se aos fundamentos omnilateral, politécnia e integral. Com isso, faz-se necessário entender o papel dos grêmios estudantis dentro das escolas e os impactos nesses estudantes na passagem pelo grêmio quando chegam ao mundo do trabalho. O objeto de estudo é o Grêmio estudantil 28 de Março, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, e seu papel dentro da Instituição e seus sujeitos, os estudantes gremistas que passaram por ele. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa adotará como instrumentos para coleta de dados: questionários e a pesquisa participante com os estudantes das últimas gestões (Gestão Plural 2019/2020) e Gestão Lute (2021/2022); seguida da análise/interpretação de dados por meio da abordagem qualitativa, mediante as técnicas da análise de conteúdo; análise documental e bibliográfica numa perspectiva teórica e metodológica assumidamente pela Educação Popular. Mergulhando numa pesquisa-participante, visando à obtenção de um produto educacional; a produção fílmica sobre a vivência desses/as estudantes gremistas que atuam ou atuaram por gestões de organizações estudantis dentro do Grêmio 28 de Março.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,1mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil secundaristapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgremiações.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não formais de educação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalho.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítico-cidadã e democrático.pt_BR
Título: dc.titleGRÊMIO ESTUDANTIL 28 DE MARÇO: PERSPECTIVAS CRÍTICA, CIDADÃ E PARTICIPATIVA NOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MUNDO DO TRABALHO (2019-2022)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de ensino orientadapt_BR
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