Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIMENTA, Bruno Nicoli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, Nelson Martinelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-28T13:50:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-28T13:50:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ditadura e Testemunho na Escola - Memória e formação do leitor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738547 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES campus Vitória, inserida na linha de estudos literários, pretende investigar como a literatura de testemunho, materializada na poesia de Alex Polari, preso político durante o regime militar, contida na obra Inventário de cicatrizes, pode contribuir para a formação do leitor literário nos anos finais do ensino fundamental, bem como esta pode ser uma via para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos diante da realidade que os rodeia, além de contribuir para o não apagamento da memória histórica do período em que a democracia e a liberdade estiveram cerceadas pelo autoritarismo durante a ditadura militar. Para tanto, este trabalho se apoiará nos pressupostos teóricos de Seligmann-Silva (2010), sobre o conceito de testemunho; Walter Benjamin (2020), acerca da perspectiva filosófica da história; Jeanne Marie Gagnebin (2009) sobre memória e esquecimento; nas pesquisas históricas do brasilianista Thomas Skidmore (1988); nas contribuições acerca da leitura e da formação do leitor literário de Regina Zilberman (2012), Marisa Lajolo (2000) e Maria Amélia Dalvi (2018). A metodologia utilizada está firmada nas bases da pesquisa qualitativa, apoiada em alguns preceitos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O resultado deste trabalho almejou a construção de um caderno educativo com proposta interventiva para contribuir com professores de Língua Portuguesa na prática de leitura de textos literários no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,9 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alex Polari | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ditadura militar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura de testemunho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura e ensino | pt_BR |
Título: dc.title | DITADURA E TESTEMUNHO NA ESCOLA: MEMÓRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons