DITADURA E TESTEMUNHO NA ESCOLA: MEMÓRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPIMENTA, Bruno Nicoli-
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, Nelson Martinelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-28T13:50:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-28T13:50:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
identificador: dc.identifier.otherDitadura e Testemunho na Escola - Memória e formação do leitorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738547-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES campus Vitória, inserida na linha de estudos literários, pretende investigar como a literatura de testemunho, materializada na poesia de Alex Polari, preso político durante o regime militar, contida na obra Inventário de cicatrizes, pode contribuir para a formação do leitor literário nos anos finais do ensino fundamental, bem como esta pode ser uma via para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos diante da realidade que os rodeia, além de contribuir para o não apagamento da memória histórica do período em que a democracia e a liberdade estiveram cerceadas pelo autoritarismo durante a ditadura militar. Para tanto, este trabalho se apoiará nos pressupostos teóricos de Seligmann-Silva (2010), sobre o conceito de testemunho; Walter Benjamin (2020), acerca da perspectiva filosófica da história; Jeanne Marie Gagnebin (2009) sobre memória e esquecimento; nas pesquisas históricas do brasilianista Thomas Skidmore (1988); nas contribuições acerca da leitura e da formação do leitor literário de Regina Zilberman (2012), Marisa Lajolo (2000) e Maria Amélia Dalvi (2018). A metodologia utilizada está firmada nas bases da pesquisa qualitativa, apoiada em alguns preceitos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). O resultado deste trabalho almejou a construção de um caderno educativo com proposta interventiva para contribuir com professores de Língua Portuguesa na prática de leitura de textos literários no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,9 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlex Polaript_BR
Palavras-chave: dc.subjectditadura militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteratura de testemunhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteratura e ensinopt_BR
Título: dc.titleDITADURA E TESTEMUNHO NA ESCOLA: MEMÓRIA E FORMAÇÃO DO LEITORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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