A cidade e seus “Donos”: A quem pertence Aparecida de Goiânia?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ JUNIOR, Abner C. de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-28T13:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-28T13:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
identificador: dc.identifier.otherA cidade e seus “Donos”: A quem pertence Aparecida de Goiânia?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738544-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de sequência didática, foi organizado a partir de pesquisas e reflexões relacionadas ao ensino de Geografia, em especial, no que se refere ao ensino da/na cidade. Estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2023, cujo produto final é a dissertação “O Ensino de Geografia em Aparecida de Goiânia: A compreensão da cidade por jovens e adultos migrantes”. A sequência didática foi elaborada a partir dos resultados da pesquisa de campo. A coleta de dados foi feita em uma turma do 3º Semestre da 3ª Etapa (Ensino Médio), da educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual em Aparecida de Goiânia. Os dados analisados nos permitiram determinar o perfil socioeconômico da turma, além de viabilizar a identificação de alunos migrantes. Três dos estudantes, identificados como migrantes foram entrevistados, e tiveram depoimentos (relatos de vida) coletados. A análise das considerações dos participantes da pesquisa, no que se refere às suas respetivas trajetórias migratórias, relação com o lugar de origem e Aparecida de Goiânia, embasaram a construção de uma proposta de ensino de geografia constituída por cinco momentos, de duas aulas conjugadas cada, com um total de 10 horas/aula. Para o desenvolvimento das aulas foram elaboradas uma apresentação de slides, e duas atividades escritas. O material referente às aulas foi pensado, no sentido, de se embasar a construção de conhecimentos por parte dos estudantes. Tendo a expectativa de propiciar aos mesmos, elementos para que melhor compreendam a cidade de Aparecida de Goiânia e suas especificidades, a partir dos lugares cotidianamente frequentados e apropriados por eles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3253 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAparecida de Goiâniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão da cidade. Territóriospt_BR
Título: dc.titleA cidade e seus “Donos”: A quem pertence Aparecida de Goiânia?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons