A música no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sociologia do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Júnior, Erasmo Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-27T18:07:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-27T18:07:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
identificador: dc.identifier.otherA_música_no_processo_de_ensino_dissertação Erasmo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738539-
Resumo: dc.description.abstractA relação da música com o homem começou desde os primórdios, em sua rotina, através dos sons da natureza e do corpo humano, estando presente em todos os momentos. Assim, a música é considerada um importante instrumento para a sociedade, devido às funções que ela exerce, em destaque para a educação (desde o ensino infantil ao superior), ajudando os estudantes a realizarem suas tarefas escolares. Esta dissertação buscou, por meio do seu objetivo geral compreender a música no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da 1ª Série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática do Campus Aracaju/IFS. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, porque, por meio dela, pôde se verificar a rotina dos alunos em relação ao gosto e ao interesse pela música e por sua letra. Desse modo, esse tipo de abordagem foi o que mais se enquadrou nessa dissertação, pelo fato de ela supor que existe uma relação dinâmica na realidade desses estudantes em relação com a música. A observação dessa rotina ocorreu por meio da coleta de dados com: os alunos, o coordenador do curso pesquisado, o professor da disciplina Sociologia, e professores das demais disciplinas que eles têm. E para a coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, e conversas com os professores, por meio do aplicativo whatsapp. A partir dessa coleta, foi elaborado um Produto Educacional que foi aplicado e avaliado, dando origem às seguintes categorias: Preferência musical; Prática de Ensino Baseada em Música (PEBM); Temas Transversais; e Música e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Por meio de análise dessas categorias, observou-se que a música e a sua letra, enquanto ferramenta de apoio ao estudante, pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico, porque ela motiva e estimula os alunos, ajudando-os a analisar um texto, a fazer uma leitura mais aprofundada e ter uma visão mais crítica dos assuntos trabalhados em sala de aula, sendo assim, um fator motivador de estudo. Observou-se também que, os tipos e estilos de músicas, que os alunos gostam, servem como apoio para que temas e textos das disciplinas possam ser trabalhados com as músicas de suas preferências. Outro resultado encontrado, por meio da análise dos dados, foi que a música proporciona um trabalho pedagógico em relação a temas de diferentes áreas, ou seja, temas transversais ou práticas interdisciplinares, permitindo possibilidades aos discentes de refletirem em relação à sua atuação no mundo de trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Título: dc.titleA música no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sociologia do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional eTecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
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