Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Júnior, Erasmo Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrete, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-27T18:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-27T18:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | A_música_no_processo_de_ensino_dissertação Erasmo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738539 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A relação da música com o homem começou desde os primórdios, em sua rotina, através dos sons da natureza e do corpo humano, estando presente em todos os momentos. Assim, a música é considerada um importante instrumento para a sociedade, devido às funções que ela exerce, em destaque para a educação (desde o ensino infantil ao superior), ajudando os estudantes a realizarem suas tarefas escolares. Esta dissertação buscou, por meio do seu objetivo geral compreender a música no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da 1ª Série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática do Campus Aracaju/IFS. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, porque, por meio dela, pôde se verificar a rotina dos alunos em relação ao gosto e ao interesse pela música e por sua letra. Desse modo, esse tipo de abordagem foi o que mais se enquadrou nessa dissertação, pelo fato de ela supor que existe uma relação dinâmica na realidade desses estudantes em relação com a música. A observação dessa rotina ocorreu por meio da coleta de dados com: os alunos, o coordenador do curso pesquisado, o professor da disciplina Sociologia, e professores das demais disciplinas que eles têm. E para a coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, e conversas com os professores, por meio do aplicativo whatsapp. A partir dessa coleta, foi elaborado um Produto Educacional que foi aplicado e avaliado, dando origem às seguintes categorias: Preferência musical; Prática de Ensino Baseada em Música (PEBM); Temas Transversais; e Música e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Por meio de análise dessas categorias, observou-se que a música e a sua letra, enquanto ferramenta de apoio ao estudante, pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico, porque ela motiva e estimula os alunos, ajudando-os a analisar um texto, a fazer uma leitura mais aprofundada e ter uma visão mais crítica dos assuntos trabalhados em sala de aula, sendo assim, um fator motivador de estudo. Observou-se também que, os tipos e estilos de músicas, que os alunos gostam, servem como apoio para que temas e textos das disciplinas possam ser trabalhados com as músicas de suas preferências. Outro resultado encontrado, por meio da análise dos dados, foi que a música proporciona um trabalho pedagógico em relação a temas de diferentes áreas, ou seja, temas transversais ou práticas interdisciplinares, permitindo possibilidades aos discentes de refletirem em relação à sua atuação no mundo de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Título: dc.title | A música no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sociologia do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional eTecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A_música_no_processo_de_ensino_dissertação Erasmo.pdf | Dissertação Erasmo | 11,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738539/2/A_música_no_processo_de_ensino_dissertação Erasmo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons