
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SALVADOR, LENINE GUEVARA OLIVEIRA E | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-29T13:36:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-29T13:36:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738535 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo presentar un enfoque de la investigación en Artes que explique el camino y las actitudes del investigador como una forma de reconocer los principios comunes de las obras artísticas dela autora en el campo de los estudios de presencia en brecha con la multidimensionalidad interpuesto por Somatica acerca de la inclusión del arte en procesos de la vida. Tal camino de investigación surgió en un proceso de aprendizaje con el Enfoque Somático-Performativo de la maestra y asesora, Ciane Fernandes, y la cartografía (DELEUZE; GUATTARI, 1996; ROLNIK, 2011; KASTRUP, 2009). La Cartografía Somática- Performativa guió la redacción de la tesis de maestría y la tesis doctoral en un proceso continuo de orientación por Ciane Fernandes, entre los años 2011 y 2017, por PPGAC-UFBA. En la cartografía somática-performativa, ambos enfoques se combinan en la forma de realizar investigaciones, en las cuales las elecciones de materiales literarios y empíricos están implicadas en el contexto de la investigadora y dependen de la evidencia de la actitud del investigador. A partir de esta propuesta, surgió un modus operandi de las cartografías castigadas desde el conocimiento dela sujeta investigadora, ciertamente cercano y con implicación directa en el "objeto", cuyos principios se detallan en esta presentación. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartography | pt_BR |
| Título: dc.title | Somatic performative cartography as a way of proceeding research in the arts (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: