O RACISMO ESTRUTURAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Walcilene Morais da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-28T17:21:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-28T17:21:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738530-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema central analisar o racismo estrutural no Ensino de História, observando como este repercute na invisibilidade do protagonismo da mulher negra nos processos históricos estudados nos conteúdos da Educação Básica do Ensino Fundamental- Anos Finais. Para isso, trabalhamos diversos conceitos, dentre eles, o de racismo estrutural, feminismo negro e racismo genderizado. Como forma para superar esses apagamentos, vamos buscar nas metodologias ativas que nos auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. As ferramentas escolhidas são os jogos educativos, que têm em seus enredos e protagonismo mulheres negras nos processos históricos estudados em sala de aula, mas que sofrem apagamentos devido ao racismo estrutural. Para isso, vamos trabalhar o conceito de gamificação e o seu uso no ambiente educacional. Para a construção dessa pesquisa, utilizaremos no referencial teórico os trabalhos de Grada Kilomba, Silvio de Almeida, Achille Mbembe, Lélia Gonzalez, para trabalhar os conceitos, como raça, racismo, interseccionalidade e negritude. Em relação a como o racismo e a desigualdade de gênero se enraizaram na formação social do Brasil, utilizamos os seguintes autores: James Pinsky, Emília Viotti da Costa e Mary De Priore e Darci Ribeiro. Sobre o Ensino de História, metodologias ativas, jogos e gamificação, utilizamos como referencial teórico Circe Bittencourt, Maria Auxiliadora Schimidt e Lilian Bacich. A finalidade desta pesquisa é auxiliar os professores de História da Educação Básica a observar o racismo estrutural nos conteúdos, por meio do apagamento do protagonismo das mulheres negras no conhecimento histórico escolar e os ajudar a superá-lo mediante metodologias ativas que auxiliem no engajamento dos discentes, como os jogos e a gamificação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectracismo estruturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprotagonismo femininopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Título: dc.titleO RACISMO ESTRUTURAL E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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