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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Vanessa Freitag de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-26T19:59:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-26T19:59:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Mas aquilo que abre propriamente a consciência é o pensar em relação à realidade, ao conteúdo – a relação entre as formas e estruturas de pensamento do sujeito e aquilo que este não é. [...] Eu diria que pensar é o mesmo que fazer experiências intelectuais. Nesta medida e nos termos que procuramos expor, a educação para a experiência é idêntica à educação para a emancipação (Adorno, 2006). Em consonância com a afirmativa de Adorno, na obra Educação e Emancipação, pensar a educação exige a reflexão sobre as complexidades no campo político, social, cultural e formativo da história da humanidade. Tal complexidade tem dirigido olhares com diferentes perspectivas para o ato educativo, em sua multiplicidade de níveis e modalidades, como possibilidade de desenvolvimento pleno e humanização do sujeito. A socialização e publicização de pesquisas, estudos e vivências realizadas em âmbito educacional proporcionam o avanço científico ao proporcionar a reflexão da realidade, permitindo então as experiências intelectuais e a abertura da consciência. Tal processo dialético permite que enfrentemos o desafio em busca da tão sonhada educação emancipatória. Em contraposição com a sociedade atual, a divulgação da ciência configura-se como um vislumbre esperançoso de se pensar a educação e seus atores (alunos, professores, famílias, comunidade, Estado, entre outros) como tempo e espaço aberto para as possibilidades, para o novo, para o belo, para o diferente, para o conhecimento. As experiências formativas sensivelmente compartilhadas nesta coletânea, que encontra-se em seu segundo volume, tornam-se essenciais, uma vez que, professores e pesquisadores das mais diversas áreas tornam-se capazes de refletir criticamente seu papel social e sua própria humanidade, especialmente, ao rememorar o vivido com alunos em diversas situações de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, destacamos a diligência da Atena Editora para a divulgação acadêmica e a democratização da ciência. Boa leitura a todos! | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Educação: Política, estado e formação humana 2 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
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educacao-politica-estado-e-formacao-humana-2.pdf | 7,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738498/1/educacao-politica-estado-e-formacao-humana-2.pdfDownload |
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