METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, JACKLINE ANDRADE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, RODRIGO BOZI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-27T11:48:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-27T11:48:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-18-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçao - Jackline Araujo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738492-
Resumo: dc.description.abstractO avanço tecnológico verificado nos últimos anos e as constantes transformações na sociedade provocaram o desafio para a Educação Profissional e Tecnológica de formar profissionais preparados para atuar no mundo do trabalho dinâmico, que a cada dia demanda novas competências e habilidades. O presente trabalho aborda como temática o uso de metodologias ativas na elaboração de estratégia educacional para desenvolver a autonomia do estudante A pesquisa teve como objetivo geral compreender o potencial pedagógico do uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Manutenção Elétrica do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe e propõe a construção de uma sequência didática baseada em metodologias ativas, objetivando melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica como produto educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizada como um estudo de caso, cuja aplicação foi realizada com alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, que cursavam a disciplina Manutenção Elétrica e com professores que atuam na disciplina. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, o questionário e entrevistas semiestruturadas. Quanto aos dados coletados, estes foram analisados seguindo a Análise de Conteúdo. O Produto Educacional fruto desta pesquisa é um guia didático para o uso de metodologias ativas no ensino da gestão da manutenção, na disciplina manutenção elétrica. Os resultados apontaram a receptividade dos participantes para as metodologias ativas de aprendizagem e, indicaram que o uso de experiências ativas, utilizando a solução de problemas como condutora da aula, com suporte em tecnologias de comunicação, propiciaram motivação e autonomia da aprendizagem. Outro aspecto apontado é a ampliação da visão dos estudantes sobre sua formação e desenvolvimento da carreira profissional, contribuindo para a melhoria do processo ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SERGIPEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons