Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, JACKLINE ANDRADE DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, RODRIGO BOZI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-27T11:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-27T11:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertaçao - Jackline Araujo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738492 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O avanço tecnológico verificado nos últimos anos e as constantes transformações na sociedade provocaram o desafio para a Educação Profissional e Tecnológica de formar profissionais preparados para atuar no mundo do trabalho dinâmico, que a cada dia demanda novas competências e habilidades. O presente trabalho aborda como temática o uso de metodologias ativas na elaboração de estratégia educacional para desenvolver a autonomia do estudante A pesquisa teve como objetivo geral compreender o potencial pedagógico do uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Manutenção Elétrica do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe e propõe a construção de uma sequência didática baseada em metodologias ativas, objetivando melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica como produto educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizada como um estudo de caso, cuja aplicação foi realizada com alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, que cursavam a disciplina Manutenção Elétrica e com professores que atuam na disciplina. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, o questionário e entrevistas semiestruturadas. Quanto aos dados coletados, estes foram analisados seguindo a Análise de Conteúdo. O Produto Educacional fruto desta pesquisa é um guia didático para o uso de metodologias ativas no ensino da gestão da manutenção, na disciplina manutenção elétrica. Os resultados apontaram a receptividade dos participantes para as metodologias ativas de aprendizagem e, indicaram que o uso de experiências ativas, utilizando a solução de problemas como condutora da aula, com suporte em tecnologias de comunicação, propiciaram motivação e autonomia da aprendizagem. Outro aspecto apontado é a ampliação da visão dos estudantes sobre sua formação e desenvolvimento da carreira profissional, contribuindo para a melhoria do processo ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,14 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Título: dc.title | METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SERGIPE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertaçao - Jackline Araujo.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738492/2/Dissertaçao - Jackline Araujo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons