
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MARQUEZ, BOGART YAIL | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MAGDALENO-PALENCIA, JOSÉ SÉRGIO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALANIS, ARNULFO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-26T14:08:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-26T14:08:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738483 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El presente estudio explora la relación entre las señales cerebrales y el nivel de concentración en la resolución de operaciones matemáticas por parte de estudiantes universitarios. A través de la utilización de tecnología de Brain-Computer Interface (BCI), se registraron y analizaron las ondas cerebrales durante la ejecución de tareas matemáticas de diferentes niveles de dificultad. Los resultados indican que existe una clara asociación entre las fluctuaciones en las frecuencias de las ondas cerebrales y la atención concentrada, siendo más evidente en las regiones frontales del cerebro. Además, se implementó una red neuronal artificial para predecir los niveles de concentración basándose en las señales cerebrales recopiladas. Estos hallazgos sugieren que la concentración desempeña un papel fundamental en el rendimiento matemático y respalda la idea de que la monitorización de las señales cerebrales puede proporcionar información valiosa sobre los procesos cognitivos involucrados en tareas intelectualmente desafiantes. En términos educativos, estos resultados tienen implicaciones para el diseño de estrategias pedagógicas que promuevan la autorregulación y la atención sostenida en el aprendizaje matemático, con el potencial de mejorar el logro académico en esta área. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Señales cerebrales | pt_BR |
| Título: dc.title | Exploration of the Relationship between Brain Signals and Concentration in Solving Mathematical Operations in University Students using Brain-Computer Interface (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| exploracion-de-la-relacion-eface.pdf | 232,83 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738483/1/exploracion-de-la-relacion-eface.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: