Cartilha de apoio aos docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Bárbara Conceição da-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-25T14:50:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-25T14:50:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCartilha de apoio aos docentes p Versão Final com Ficha e codpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738458-
Resumo: dc.description.abstractProduto resultado da Pesquisa de Mestrado: “A Educação Financeira Escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais” é um Manual de apoio para os docentes. Sendo a Educação Financeira um tema recente nas escolas e, principalmente, nods anos iniciais nas/das escolas públicas, esse produto tem o objetivo de subsidiar o professor em suas práticas cotidianas. Sendo assim, além de algumas definições sobre Educação Financeira traz orientações sobre a promoção da cidadania e estudantes conscientes de suas responsabilidades econômico-financeiras diante da sociedade, de sua própria vida e do desenvolvimento de habilidades que os tornem responsáveis por suas receitas, mais conscientes diante de riscos e oportunidades financeiras. Essa cartilha é aliada ao professor para que ele se situe na realidade da sociedade atual (re)educando-se financeiro-educadamente sendo capaz de sair da zona de conforto e confrontando a zona de risco envolvendo os estudantes em situações que levem à reflexões e tomadas de decisões efetivas. O Manual também propicia o conhecimento do Projeto de Lei que instituiu a ENEF ) Estratégia Nacional de Educação Financeira) contribuindo para o fortalecimento da cidadania e as tomadas de decisões financeiras mais autônomas e conscientes (ENEF, 2017, s/p.). A certeza de que a Educação Financeira pode promover mudanças na sociedade atual onde as transformações são diárias. A população de posse do conhecimento de Planejamento Financeiro pode sintetizar situações de endividamentos compreendendo sobre produtos financeiros, tornarem-se mais conscientes sobre os conceitos de riscos financeiros etc. O desenvolvimento de habilidades para fazerem escolhas informadas em busca do bem-estar financeiro. De posse desses conhecimentos e habilidades, é possível que o professor tenha condições de apoiar os estudantes e, através de situações problemas, levantamento de questões e reflexões , suscite no aluno o espírito crítico necessário à essas questões.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleCartilha de apoio aos docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons