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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Bárbara Conceição da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-25T14:50:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-25T14:50:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha de apoio aos docentes p Versão Final com Ficha e cod | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Produto resultado da Pesquisa de Mestrado: “A Educação Financeira Escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais” é um Manual de apoio para os docentes. Sendo a Educação Financeira um tema recente nas escolas e, principalmente, nods anos iniciais nas/das escolas públicas, esse produto tem o objetivo de subsidiar o professor em suas práticas cotidianas. Sendo assim, além de algumas definições sobre Educação Financeira traz orientações sobre a promoção da cidadania e estudantes conscientes de suas responsabilidades econômico-financeiras diante da sociedade, de sua própria vida e do desenvolvimento de habilidades que os tornem responsáveis por suas receitas, mais conscientes diante de riscos e oportunidades financeiras. Essa cartilha é aliada ao professor para que ele se situe na realidade da sociedade atual (re)educando-se financeiro-educadamente sendo capaz de sair da zona de conforto e confrontando a zona de risco envolvendo os estudantes em situações que levem à reflexões e tomadas de decisões efetivas. O Manual também propicia o conhecimento do Projeto de Lei que instituiu a ENEF ) Estratégia Nacional de Educação Financeira) contribuindo para o fortalecimento da cidadania e as tomadas de decisões financeiras mais autônomas e conscientes (ENEF, 2017, s/p.). A certeza de que a Educação Financeira pode promover mudanças na sociedade atual onde as transformações são diárias. A população de posse do conhecimento de Planejamento Financeiro pode sintetizar situações de endividamentos compreendendo sobre produtos financeiros, tornarem-se mais conscientes sobre os conceitos de riscos financeiros etc. O desenvolvimento de habilidades para fazerem escolhas informadas em busca do bem-estar financeiro. De posse desses conhecimentos e habilidades, é possível que o professor tenha condições de apoiar os estudantes e, através de situações problemas, levantamento de questões e reflexões , suscite no aluno o espírito crítico necessário à essas questões. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha de apoio aos docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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