Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, Kleber Dettogni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEAL, Fernando José Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-26T12:06:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-26T12:06:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | MNPEF_Produto_Educacional_Kleber_Dettogni_Vieira_Turma_2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação discutiremos a importância de modelos educacionais para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes na educação básica, destacando-se a necessidade de utilizar teorias da educação de forma mais enfática, para tornar o processo de ensino mais satisfatório e significativo. O conteúdo de física moderna e contemporânea é pouco explorado nas salas de aula, apesar de sua relevância na sociedade atual e nosso produto apresenta uma proposta de ensino que utiliza a aprendizagem significativa por meio de atividades sequenciais e progressivas, visando o desenvolvimento gradual dos conceitos básicos da física moderna e contemporânea. A pesquisa foi realizada com duas turmas do primeiro ano do ensino médio, e a avaliação da aplicação da proposta de ensino é baseada na aquisição de resultados que demonstrem a aprendizagem significativa dos alunos através das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Essas unidades têm como objetivo promover um processo de ensino-aprendizagem não mecânico e superficial, mas sim profundo e consistente. Para isso utilizaremos além da narrativa do docente, vídeo aulas (canais do Youtube) e experimentos computacionais (PhetColorado) e investigativos (física experimental) que criarão subsunçores possibilitando a aprendizagem significativa sobre a descoberta e explicação do efeito fotoelétrico por Albert Einstein, fenômeno que nos permitiu desenvolver dispositivos com diversas aplicações práticas abrindo o caminho para uma nova compreensão científica, impulsionando avanços tecnológicos que beneficiaram muitas pessoas. Além disso, o produto educacional destaca a importância desse fenômeno na compreensão da dualidade partícula-onda da luz e das propriedades quânticas da matéria promovendo a curiosidade científica, a experimentação e a análise crítica. O resultado desse produto educacional, aponta fortemente indícios de aprendizagem significativa ao compararmos os questionamentos iniciais com os finais. Acreditamos que este trabalho pode ser replicado, e que a maioria dos alunos que participarem destas Unidades de Ensino Potencialmente Significativos obterão uma compreensão sólida e abrangente do efeito fotoelétrico/fotovoltaico, tanto em termos teóricos quanto experimentais desenvolvendo uma apreciação mais profunda da natureza da luz e das partículas subatômicas, preparando-os para enfrentar desafios científicos e tecnológicos em um mundo em constante evolução. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,37 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de ensino potencialmente significativos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotovoltaico. | pt_BR |
Título: dc.title | Unidades de ensino potencialmente significativas para o estudo do efeito fotoelétrico e fotovoltaico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MNPEF_Produto_Educacional_Kleber_Dettogni_Vieira_Turma_2020.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738446/2/MNPEF_Produto_Educacional_Kleber_Dettogni_Vieira_Turma_2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons