Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Sônia Laide Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-25T19:21:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-25T19:21:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Sonia Laide Lacerda Neves - Proposta de Curso de Extensão para professores e gestores de ensino fundamental: Diálogo e a escuta ativa e sensível propiciados pela gestão democrática escolar como ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738441 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. A pesquisa desvelou lacunas no tocante à falta de diálogo e escuta ativa e sensível no âmbito de escola de Ensino Fundamental. Assim, essa proposta de curso de extensão como formação continuada para professores e gestores que atuam nas redes públicas de ensino tem como objetivo principal possibilitar, a partir do diálogo, da escuta e da reflexão, mudanças, não apenas nas práticas pedagógicas, mas na forma de ver-ouvir-sentir o outro, dando a ele voz e vez, para que ele transforme o espaço e a si mesmo, na construção de sua aprendizagem. A finalidade será de refletir sobre as ações democráticas e as metodologias que envolvem o diálogo e a escuta, além de complementar ou atualizar a formação acadêmica dos professores e gestores. Em seus quatro módulos complementares, o material oferecido nessa formação busca a melhoria do diálogo no interior das escolas, por meio de reflexões que equilibram teoria e práticas por meio de narrativas e vivências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 824 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta Ativa e Sensível | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de Curso de Extensão para Professores e Gestores de Ensino Fundamental: o diálogo e a escola ativa e sensível propiciados pela gestão democrática escolar como ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons