Cartilha de educação financeira escolar: histórias para crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Bárbara Conceição da-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-25T14:44:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-25T14:44:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCartilha histórias para crianças -Versão Final com Ficha e cod barraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738437-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional, resultado da pesquisa do Mestrado: “A Educação Financeira Escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais”, é uma cartilha intitulada: Cartilha de Educação Financeira Escolar: Histórias para crianças. Tal cartilha tem o objetivo de promover a Educação Financeira Escolar para crianças com histórias e atividades infantis através de situações que levantam questões levando à reflexões que inspirem tomadas de decisões, orçamentos domésticos e planejamento financeiros. A Educação Financeira Escolar disposta na cartilha vislumbra a sua importância no contexto socioeconômico dos estudantes para que os mesmos percebam o quanto a Educação Financeira colabora em seu cotidiano nas decisões financeiro-econômicas individual e coletiva. A cartilha sugere orientações para o conhecimento e desenvolvimento do Planejamento financeiro gerindo o orçamento doméstico como subsídio para que as finanças pessoais e familiares sejam positivas, que contribuam para uma receita positiva. O hábito de juntar dinheiro no cofrinho que a médio/longo prazo também é um aliado nas conquistas pessoais. As histórias trazem experiências de situações de aquisições onde a reflexão e a tomada de decisão assertiva é de grande valia no orçamento do indivíduo. É imprescindível perceber o quanto o planejamento financeiro é valioso para o dia-a-dia da população e que até mesmo a matemática financeira utilizada em alguns momentos reflexivos é a mesma utilizada em nosso cotidiano sem nem mesmo nos darmos conta do processo. Mitos e verdades sobre a Educação Financeira como por exemplo: “dinheiro não pé assunto de criança” (MITO); “dinheiro não é bicho papão se usado de maneira consciente. Por esse motivo, é importante ensinar as crianças sobre o seu uso e sobre a relevância da temática (VERDADE). Sendo assim, dinheiro, Educação Financeira, orçamento doméstico, planejamento financeiro, também são assuntos de crianças. As historinhas contadas vem recheadas de situações problemas que levam à reflexão e à tomadas de decisões onde as crianças podem se envolver e serem estimuladas a contribuírem nas decisões familiares. Entende-se que a Educação Financeira é a oportunidade que possibilita escolhas conscientes e também viabiliza identificar situações de más escolhas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleCartilha de educação financeira escolar: histórias para criançaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons