GUIA PARA OS SERVIDORES: EM BUSCA DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES “O que podemos fazer?”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Leda Maria Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorZucolotto, Andréia Modrzejewski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-22T16:34:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-22T16:34:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738366-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é o resultado de pesquisa do Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológico (EPT) do IFRS Campus Porto Alegre/RS, cuja dissertação é intitulada "Prevenção à evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes em Educação Profissional e Tecnológico do IFRS Campus Viamão/RS. Está vinculado à linha de práticas educativas em EPT. A motivação para o tema é a própria experiência da pesquisadora no Campus como Técnica Administrativa em Educação (TAE), refletindo sobre o processo de evasão dos cursos técnicos subsequentes e sobre qual estratégia poderia ser desenvolvida para ampliar a permanência e o êxito desse público, o qual tem suas particularidades. O produto educacional (PE) consiste num guia denominado "Guia para os servidores: em busca da permanência de estudantes - o que podemos fazer?". Esse PE pretende subsidiar e, assim, contribuir para o planejamento do Plano Estratégico visando atender ao subitem Planos de ações temáticos que visam propor e planejar ações estratégicas, sistemáticas vinculadas ao eixo estruturante de intervenção.. O guia surgiu a partir da metodologia da coleta de dados por meio de entrevistas com servidores do Campus Viamão e tem como objetivo criar estratégias que busquem prevenir a evasão, a fim de que o discente permaneça na instituição. Assim, pretende-se subsidiar o papel educativo do servidor junto a esse discente. O guia foi organizado e dividido em três capítulos como um caminho para ser trilhado pelo leitor, com informações sobre o acolhimento e comunicação, sobre o espaço do estudante e como criar estratégias para ele permanecer e ter êxito no curso. Ao final de cada capítulo estão propostas de algumas questões para a reflexão, pelo leitor.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeGUIA PARA OS SERVIDORESpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanência e êxitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso Técnico Subsequentept_BR
Título: dc.titleGUIA PARA OS SERVIDORES: EM BUSCA DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES “O que podemos fazer?”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profisisonal em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons