Geografia no diálogo com a educação ambiental: propostas de práticas docentes no Ensino Fundamental II

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRangel, Dorian Miranda-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-22T13:24:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-22T13:24:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGeografia no diálogo com a educação ambiental: propostas de práticas docentes no Ensino Fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738363-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi compreender como o ensino da Geografia pode dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Para isso,foi realizada uma investigação junto aos docentes da referida escola, quanto a suas práticas pedagógicas e quais os possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental, mediante a análise de seus planos de cursos, as relações existentes comas temáticas trabalhadas em sala de aula e em espaços não formais de educação. Buscou-se, junto aos docentes, como são realizadas as atividades escolares dentro da escola e suas relações com práticas geográficas na perspectiva da educação ambiental. Para a fundamentação teórica da pesquisa, buscaram-se ideias estabelecidas em Freire (2002; 2005; 2007), Vygotsky (1991; 1993; 2001), Loureiro (2003; 2004; 2012), Tristão (2005; 2010) e Dias (2013). As reflexões orientadas a partir das leituras e interpretações das obras dos referidos autores possibilitaram o percurso das ações propostas pela pesquisa para uso de possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental no segmento do Ensino Fundamental II. A metodologia teve como campo de investigação o conteúdo e a práxis desenvolvida pelos professores numa pesquisa-ação, quali-quantitativa, intervencionista, documental e participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação com anotações no diário de campo e a aplicação de um questionário com questões objetivas e abertas, além de práticas colaborativas, os quais foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados na pesquisa apontaram que é possível dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Como produto educacional foi construído com os professores, um caderno com práticas pedagógicas realizadas desenvolvido para auxiliar o trabalho docente, numa contribuição para futuras ações no segmento do Ensino Fundamental II com suas devidas adequações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,90 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleGeografia no diálogo com a educação ambiental: propostas de práticas docentes no Ensino Fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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