Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rangel, Dorian Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deorce, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-22T13:24:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-22T13:24:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Geografia no diálogo com a educação ambiental: propostas de práticas docentes no Ensino Fundamental II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi compreender como o ensino da Geografia pode dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Para isso,foi realizada uma investigação junto aos docentes da referida escola, quanto a suas práticas pedagógicas e quais os possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental, mediante a análise de seus planos de cursos, as relações existentes comas temáticas trabalhadas em sala de aula e em espaços não formais de educação. Buscou-se, junto aos docentes, como são realizadas as atividades escolares dentro da escola e suas relações com práticas geográficas na perspectiva da educação ambiental. Para a fundamentação teórica da pesquisa, buscaram-se ideias estabelecidas em Freire (2002; 2005; 2007), Vygotsky (1991; 1993; 2001), Loureiro (2003; 2004; 2012), Tristão (2005; 2010) e Dias (2013). As reflexões orientadas a partir das leituras e interpretações das obras dos referidos autores possibilitaram o percurso das ações propostas pela pesquisa para uso de possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental no segmento do Ensino Fundamental II. A metodologia teve como campo de investigação o conteúdo e a práxis desenvolvida pelos professores numa pesquisa-ação, quali-quantitativa, intervencionista, documental e participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação com anotações no diário de campo e a aplicação de um questionário com questões objetivas e abertas, além de práticas colaborativas, os quais foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados na pesquisa apontaram que é possível dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Como produto educacional foi construído com os professores, um caderno com práticas pedagógicas realizadas desenvolvido para auxiliar o trabalho docente, numa contribuição para futuras ações no segmento do Ensino Fundamental II com suas devidas adequações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,90 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Geografia no diálogo com a educação ambiental: propostas de práticas docentes no Ensino Fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons