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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Helena Machado de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zagari, Josefina Maria C | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Maria Anita Viviani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-20T14:20:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-20T14:20:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738261 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A produção acadêmica-cientifica muitas vezes fica restrita aos educadores e alunos que a construiu subtraindo os benefícios de sua difusão. Este livro pretende romper com tal postura. Tem como objetivo socializar resultados de diferentes projetos oriundos de grupos de pesquisa da PUC SP cadastrados no CNPq (seria no Conselho Nacional de pesquisa) e de Iniciação científica relacionada, em princípio às linhas de pesquisa: de gestão e políticas públicas e de processos de ensino aprendizagem. Quer contribuir para tornar pública pesquisas coparticipativas entre alunos e professoras da Faculdade de Educação da PUC/SP e o cotidiano docente envolvido com ensino, pesquisa e extensão. O título quer reafirmar a abrangência e complexidade das temáticas das pesquisas em educação e o implícito necessário do diálogo rigoroso entre os fundamentos envolventes na problematização do educar. Os textos têm origem e fonte nos relatórios e resultados de pesquisas de Iniciação Científica sob a orientação de professoras autoras dos projetos e financiadas com bolsas para estudantes e, outros textos, de projetos de pesquisa do grupo de pesquisa originário da professora orientadora. Do conjunto das pesquisas apresentadas os textos estão centrados nas pautas: gestão e política pública, ensino aprendizagem e tecnologias e ensino. O livro está organizado nesta sequência. Divulgar os trabalhos produzidos e resultantes de parcerias interinstitucionais PUC-SP/CNPq/PIBIC, expõe o diálogo possível entre a nova geração, professores e produção de conhecimento. Formar novas gerações de pesquisadores é compromisso ético-cientifico da academia, assim como promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, desafio contínuo. O primeiro dos projetos desenvolvido orientado pela Professora Doutora Helena Machado de Paula Albuquerque que levou o nome de Avaliação do percurso formativo e do perfil profissional na perspectiva de egressos do curso de Pedagogia Licenciatura 2010/2018 teve a particiação de Juliana Cristina Barbosa do Amaral membro do grupo de pesquisa e da alunas Josefina Maria Celeste Zagari como orientanda. O curso de Pedagogia na sua estrutura, organização e destino da sua formação tem seguidamente sofrido investidas e revisões que vêm desde a sua concepção mais perene como consequente ao pensamento filosófico, seguida de uma revisão “tecnológica” nos anos setenta, discussão essa que ganha pressões que paulatinamente vão se orientando para o entendimento de curso para a formação de professores da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais. Finalmente, sua última versão orienta para a forma vigente de licenciatura para a formação de educadores de crianças muito pequenas, professores de educação infantil e anos iniciais. Discussão essa que expôs tanto sua razão epistêmica como sua razão de ordem de inserção social. Essa discussão enraizada em debates na razão do entendimento do discurso pedagógico, seu objeto de estudo, sua linguagem, a modalidade de pesquisa e produção de conhecimento e a insistente classificação entre Pedagogia, ciência aplicada em oposição à ciência pura. A pesquisa revisita os sentidos hegemônicos não necessariamente superados nos significados e invariavelmente implícitos dos debates acadêmicos. Encontramos na tabela 4 a exigência da relação teoria prática, encontramos o curso: “fornece bases teóricas para reflexões sobre a prática; muita teoria e pouca prática. Um complexo argumento que sugere no seu sentido primeiro da necessária referencia crítica da pesquisa e produção do conhecimento, seguido da nota sobre a insuficiência dos descritores dos fundamentos teóricos para a inspiração sobre a ação, a realização. Dessa demonstração sobressaem as perguntas: Insuficiência da teoria? Há compreensão adequada da ação de realizar a educação? Desafio esse, valioso e expresso em linguagem espontânea que o resultado da busca da pesquisa nos traz. Abordagem expressiva se agrega e envolvida com a profissão pedagogo é a advertência do foco na formação para “para mais atenção para o trabalho do pedagogo em outras áreas e abordagem na educação especial” (tabela 4). Parece argumento que retoma um posicionamento perene quando à formação do educador, podendo se admitir que reitera um estado de consciência de educador mais aproximado ao discurso pedagógico que valoriza os fundamentos sociológicos, psicológicos, filosóficos, do que propriamente a licenciatura e a formação de professores. Questão essa resolvida nas normas, mas não no estado de consciência dos estudantes. Essas discussões ampliadas culminam na formação de opiniões sobre a natureza do discurso pedagógico e alimentam a responsabilização do curso de Pedagogia para formação do professor em geral, já que com frequência os formadores de opinião tanto da academia quanto da mídia, reiteram o fracasso da formação docente e qualidade do ensino como resultantes do curso. As buscas das pesquisas se ampliam ao encontrarmos avaliações do poder de atração do curso: entre 100% e 83% (tabela 4) recomendariam o curso. Observa-se em complemento a empregabilidade dos egressos com uma variação entre 91.1% e 88,9% dos egressos com trabalho com menos de 1 ano depois de formado (tabela 3). Esses, entre outros aspectos complementares trazidos nos resultados das três pesquisas, oferecem repertório para os interessados em pensar a atualidade da formação inicial em Pedagogia. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Diálogos sobre a educação - Pesquisas em parceria entre professoras e alunos da pedagogia PUC-SP (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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