Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pimentel, Marcelo Victor Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-19T14:00:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-19T14:00:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | MarceloVictorBarbosaPimentel_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738233 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo enveredar pelas fronteiras entre o Ensino de História e a Educação Inclusiva, destacando a importância de nós, historiadores e professores de História, olharmos a temática da inclusão como fazendo parte do nosso campo de investigação e do planejar de nossas práticas enquanto profissionais da Educação. Se pensarmos que a história das pessoas com deficiência foi legada a vários esquecimentos em detrimento das narrativas oficiais, somente ganhando relativa visibilidade na segunda metade do século XX, com a "História Vinda de Baixo" e a influência das obras marxistas, podemos associar tal apagamento ao olhar que estes indivíduos adquiriam no meio social. O esquecimento, a segregação, a integração e mais recentemente, a inclusão, são etapas que marcam a trajetória sociohistórica desses indivíduos, que precisa ser abraçada pelas pesquisas daqueles que se dedicam ao Ensino da História (se pensarmos a carência da nossa formação curricular dos cursos de Licenciatura em História para essa temática essa necessidade aumenta exponencialmente). Outro desafio a que esta pesquisa se propõe está em coletar informações com professores e graduandos de História, assim como outros profissionais da Educaçã da cidade de Bragança, no Estado do Pará, para criarmos um panorama de como essa inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede pública estadual tem se desenvolvido nas aulas de História, ao longo dos últimos anos, além de refletir através das pesquisas que tangem a temática e das próprias experiências docentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Inclusiva; Inclusão; Práticas Docentes; Formação Continuada de Professores. | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de história e a educação inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MarceloVictorBarbosaPimentel_DissertaçãoFinal.pdf | 4.86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738233/2/MarceloVictorBarbosaPimentel_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons