O ensino de história e a educação inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel, Marcelo Victor Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-19T14:00:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-19T14:00:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMarceloVictorBarbosaPimentel_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738233-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo enveredar pelas fronteiras entre o Ensino de História e a Educação Inclusiva, destacando a importância de nós, historiadores e professores de História, olharmos a temática da inclusão como fazendo parte do nosso campo de investigação e do planejar de nossas práticas enquanto profissionais da Educação. Se pensarmos que a história das pessoas com deficiência foi legada a vários esquecimentos em detrimento das narrativas oficiais, somente ganhando relativa visibilidade na segunda metade do século XX, com a "História Vinda de Baixo" e a influência das obras marxistas, podemos associar tal apagamento ao olhar que estes indivíduos adquiriam no meio social. O esquecimento, a segregação, a integração e mais recentemente, a inclusão, são etapas que marcam a trajetória sociohistórica desses indivíduos, que precisa ser abraçada pelas pesquisas daqueles que se dedicam ao Ensino da História (se pensarmos a carência da nossa formação curricular dos cursos de Licenciatura em História para essa temática essa necessidade aumenta exponencialmente). Outro desafio a que esta pesquisa se propõe está em coletar informações com professores e graduandos de História, assim como outros profissionais da Educaçã da cidade de Bragança, no Estado do Pará, para criarmos um panorama de como essa inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede pública estadual tem se desenvolvido nas aulas de História, ao longo dos últimos anos, além de refletir através das pesquisas que tangem a temática e das próprias experiências docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Inclusiva; Inclusão; Práticas Docentes; Formação Continuada de Professores.pt_BR
Título: dc.titleO ensino de história e a educação inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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