
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MORAIS, ANGÉLICA CRUZ DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-18T15:18:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-18T15:18:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738224 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This research seeks to analyze how psychological practice constructs its bioethical limits in interventions in indigenous communities, taking into consideration, the eugenic and colonial history of the Brazilian State and the profession. We will discuss how the encounter between different cultures can take on a character of domination by non-indigenous professionals, since psychological knowledge is still permeated by Eurocentric theories and practices, which barely cover what indigenous mental health is and its complex subjectivities. This way, we will outline Brazil's colonial past and how it contributes to the current erasure of the original collective subject in mental health discussions. Furthermore, bibliographical research by indigenous health researchers was used to address the constitutional and political measures responsible for creating laws, guidelines and institutions that ensure the rights and access of indigenous populations to differentiated health. Based on the definitions of what health and illness are in the original worldviews, a parallel is drawn up to the need for bioethical psychological action based on the principle of autonomy, since it is essential to establish limits for the interventions of non-indigenous psychologists, who they are distant from traditional realities and, therefore, must assume a position of listening and learning in line with the cultural parameters of the people in question. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BIOETHICS | pt_BR |
| Título: dc.title | BIOETHICS AND INDIGENOUS MENTAL HEALTH: INTERCULTURALITY OR INTEGRATIONISM? (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: