Guia de Orientações para a Escola Coformadora de professores da Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Daniela Pereira Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorCarmo-Oliveira, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-15T10:01:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-15T10:01:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Daniela Pereira Lopes Alvespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738037-
Resumo: dc.description.abstractO Guia de Orientações para a Escola coformadora de professores da Educação Básica, é o produto educacional da pesquisa “A ESCOLA E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMO COFORMADORES NA FORMAÇÃO INICIAL ” e surgiu das concepções dos professores em relação ao Estágio Supervisionado da Licenciatura. Tal atividade, na formação inicial de um professor da educação básica, é de extrema importância para este professor e para a Escola que o recebe. Para a maioria dos gestores, professores e estagiários ainda há uma falta de clareza de seus papéis nessa relação que se estabelece entre Escola Básica (EB) e Instituições de Ensino Superior (IES). Como professora e gestora em uma escola pública da rede municipal, em Uberlândia - MG, compartilho com colegas da necessidade de um diálogo mais esclarecedor que envolva os profissionais da educação que atuam na Escola, o estagiário e o orientador de estágio - o professor da IES, que garanta o estabelecimento de uma parceria efetiva para a formação de professores. Neste Guia trazemos alguns elementos que, por meio de nossa pesquisa, se mostraram importantes para se estabelecer o papel coformador da escola e seus integrantes, tais como: oferecer aos professores a oportunidade de conhecer ou reconhecer as Normativas que regem os estágios, que estabelecem a parceria com a Escola campo de estágio e asseguram suas atribuições. Ele promove uma acolhida aos estagiários, professores supervisores, orientadores e gestão escolar. Efetiva a apresentação e permissão de convivência e utilização dos espaços escolares, entre aqueles que compartilharão o mesmo espaço, por um período determinado de tempo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2632 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcoformadorpt_BR
Título: dc.titleGuia de Orientações para a Escola Coformadora de professores da Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
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