
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ROMERO, GUADALUPE MARÍA MEDINA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-14T11:44:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-14T11:44:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737997 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | La educación socioemocional constituye un tópico de creciente interés en América Latina, ya que se reconoce su importancia para el desarrollo integral de los estudiantes. Este artículo presenta una revisión sistemática de la literatura sobre la implementación de secuencias didácticas para el desarrollo de habilidades socioemocionales en estudiantes de educación básica en América Latina, a partir de aplicar el método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Los resultados indicaron que la implementación de secuencias didácticas específicas puede tener un impacto positivo en el bienestar emocional y el rendimiento académico de los estudiantes. Se identificaron diversas secuencias didácticas efectivas, como aquellas basadas en la teoría de las inteligencias múltiples de Gardner y en la teoría de la resiliencia; y, además, se advirtieron barreras y facilitadores para la implementación efectiva de estas estrategias. Finalmente, esta revisión contribuye a orientar la investigación y la práctica futuras en el campo de la educación socioemocional en América Latina, sugiriendo que se preste atención a la formación docente y la identificación de barreras y facilitadores para su implementación efectiva. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación socioemocional | pt_BR |
| Título: dc.title | REVISIÓN SISTEMÁTICA DE SECUENCIAS DIDÁCTICAS PARA EL DESARROLLO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONALES EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN AMÉRICA LATINA (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: