
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, WILLIAM SOARES DOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAPUTO, DEBORA MAZZEO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-13T17:08:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-13T17:08:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737954 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar algumas das dificuldades enfrentadas por professores de língua portuguesa na produção de um ensino de língua materna epistemologicamente fundamentado, multicultural e agregador em contexto de realidades periféricas da educação básica. Desse modo, a partir da análise de narrativas de professores de língua portuguesa atuantes nos segmentos de ensino Fundamental II e Médio de determinadas escolas públicas localizadas em áreas suburbanas do estado do Rio de Janeiro, propomos construir reflexões sobre as subjetividades de seus discursos e identificar os possíveis componentes que dificultam a produção de um ensino de língua heterogêneo e epistemologicamente fundamentado. Devido à natureza da pesquisa (essencialmente qualitativa e interpretativa), a análise foi elaborada a partir dos pilares teóricos propostos pelos Estudos Narrativos e pela Análise Interpretativista. Foi possível observar que as narrativas das professoras de Língua Portuguesa foram construídas de modo a explicitar alguns dos desafios enfrentados por professores de português em relação à integração da variação linguística na metodologia de ensino vigente, tais como: dicotomia entre a visão de língua como objeto epistemologicamente fundamentado e visão de língua como objeto normativo; atuação de instrumentos pedagógicos na perpetuação de um ensino prescritivista; incongruências entre diretrizes oficiais e atuação profissional e a existência de preconceito linguístico no ambiente escolares. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos Narrativos | pt_BR |
| Título: dc.title | Language and silencing: An analysis of the treatment given to the mother tongue in primary education based in narratives of Portuguese language teachers (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| language-and-silencing-an-analysis-of-the-treatment-givrs.pdf | 675,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737954/1/language-and-silencing-an-analysis-of-the-treatment-givrs.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: