Language and silencing: An analysis of the treatment given to the mother tongue in primary education based in narratives of Portuguese language teachers (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, WILLIAM SOARES DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorCAPUTO, DEBORA MAZZEO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-13T17:08:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-13T17:08:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-11-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737954-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar algumas das dificuldades enfrentadas por professores de língua portuguesa na produção de um ensino de língua materna epistemologicamente fundamentado, multicultural e agregador em contexto de realidades periféricas da educação básica. Desse modo, a partir da análise de narrativas de professores de língua portuguesa atuantes nos segmentos de ensino Fundamental II e Médio de determinadas escolas públicas localizadas em áreas suburbanas do estado do Rio de Janeiro, propomos construir reflexões sobre as subjetividades de seus discursos e identificar os possíveis componentes que dificultam a produção de um ensino de língua heterogêneo e epistemologicamente fundamentado. Devido à natureza da pesquisa (essencialmente qualitativa e interpretativa), a análise foi elaborada a partir dos pilares teóricos propostos pelos Estudos Narrativos e pela Análise Interpretativista. Foi possível observar que as narrativas das professoras de Língua Portuguesa foram construídas de modo a explicitar alguns dos desafios enfrentados por professores de português em relação à integração da variação linguística na metodologia de ensino vigente, tais como: dicotomia entre a visão de língua como objeto epistemologicamente fundamentado e visão de língua como objeto normativo; atuação de instrumentos pedagógicos na perpetuação de um ensino prescritivista; incongruências entre diretrizes oficiais e atuação profissional e a existência de preconceito linguístico no ambiente escolares.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudos Narrativospt_BR
Título: dc.titleLanguage and silencing: An analysis of the treatment given to the mother tongue in primary education based in narratives of Portuguese language teachers (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais