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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Paulo Lisandro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-12T16:29:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-12T16:29:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737944 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Tendo origem num trabalho de investigação académica que tive o gosto de acompanhar de perto, “Estado e educação no Brasil: burocracia, poder e corporativismo. Diagnóstico e alternativas”, de Paulo Lisandro A. Marques, é simultaneamente um exercício de reflexão teórica e uma desafiante - e por vezes até provocadora - análise das políticas públicas de educação no Brasil. Recorrendo aos enfoques teóricos proporcionados pela Teoria da Escolha Pública e pela tradição da Escola Austríaca - que o autor habilmente combina, tirando o melhor partido de ambas - o aparato burocrático-administrativo associado à educação estatal no Brasil é analisado, assim como as consequências da sua acção. Conforme é bem explicitado pelo autor logo no resumo da obra: “Há uma visão predominante na sociedade brasileira, especialmente no meio acadêmico, de que sem o Estado a população não teria acesso à educação. A partir dessa premissa, foi constituído, ao longo de nossa história, um gigantesco aparato técnico-burocrático estatal para comandar o sistema educacional do país. Esse aparato é constituído fundamentalmente por um estamento corporativo de especialistas em educação que vem ampliando cada vez mais o poder decisório sobre todo o sistema, exercido a partir da ocupação política dos órgãos estatais, de onde regulam, coordenam e definem as políticas públicas de educação para todas as instituições, sejam públicas ou privadas.” É impossível compreender a lógica dos aparatos burocrático-administrativos associados aos sistemas estatizados de educação sem articular e aplicar conceitos centrais para a Teoria da Escolha Pública como são os de burocracia, poder e corporativismo. Nesse sentido é possível afirmar que: | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Estado e educação no Brasil: burocracia, poder e corporativismo diagnóstico e alternativas (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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