Oficinas de impressão 3D

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Neto, Luíz Gomes de Moura. Francisco Daniel Costa.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-11T20:14:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-11T20:14:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherOficinas de Impressão 3D com ficha catal_compressedpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737932-
Resumo: dc.description.abstractEstas oficinas pedagógicas de impressão 3D foram elaboradas como Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), desenvolvidas dentro da pesquisa: A PERCEPÇÃO DISCENTE DO USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. A oficina é uma estratégia pedagógica que se destaca pela ênfase na ação e na construção coletiva do conhecimento. Nesse espaço, a reflexão, a descoberta, a experimentação, a criação e a reinvenção são valorizadas. A relação entre os participantes é horizontal, promovendo um ambiente colaborativo e propício para o pensamento crítico e criativo. É um lugar onde se estimula o engajamento ativo dos envolvidos, incentivando-os a explorar, questionar e interagir. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 95). O Produto Educacional previu a realização de 5 encontros, com duração de 4 horas cada um, que ocorreram no Laboratório de Informática do campus em questão. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados para avaliação, nos quais os participantes expressaram seu grau de concordância com determinadas afirmações. Para análise dos dados, utilizamos a Escala Likert. Um dos instrumentos avaliativos foi aplicado no início das oficinas pedagógicas com o objetivo de sondar os participantes, enquanto o outro foi aplicado no final das oficinas com o propósito de avaliar e perceber o projeto e a tecnologia utilizada. A partir dos resultados obtidos, relatamos o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos estudantes. Além disso, propusemos estratégias de autoaprendizagem que incluem o uso da impressão 3D nas aulas, sem esquecer de atentar para as limitações dessa tecnologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleOficinas de impressão 3Dpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons