Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Neto, Luíz Gomes de Moura. Francisco Daniel Costa. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-11T20:14:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-11T20:14:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficinas de Impressão 3D com ficha catal_compressed | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737932 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estas oficinas pedagógicas de impressão 3D foram elaboradas como Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), desenvolvidas dentro da pesquisa: A PERCEPÇÃO DISCENTE DO USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. A oficina é uma estratégia pedagógica que se destaca pela ênfase na ação e na construção coletiva do conhecimento. Nesse espaço, a reflexão, a descoberta, a experimentação, a criação e a reinvenção são valorizadas. A relação entre os participantes é horizontal, promovendo um ambiente colaborativo e propício para o pensamento crítico e criativo. É um lugar onde se estimula o engajamento ativo dos envolvidos, incentivando-os a explorar, questionar e interagir. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 95). O Produto Educacional previu a realização de 5 encontros, com duração de 4 horas cada um, que ocorreram no Laboratório de Informática do campus em questão. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados para avaliação, nos quais os participantes expressaram seu grau de concordância com determinadas afirmações. Para análise dos dados, utilizamos a Escala Likert. Um dos instrumentos avaliativos foi aplicado no início das oficinas pedagógicas com o objetivo de sondar os participantes, enquanto o outro foi aplicado no final das oficinas com o propósito de avaliar e perceber o projeto e a tecnologia utilizada. A partir dos resultados obtidos, relatamos o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos estudantes. Além disso, propusemos estratégias de autoaprendizagem que incluem o uso da impressão 3D nas aulas, sem esquecer de atentar para as limitações dessa tecnologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Oficinas de impressão 3D | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Oficinas de Impressão 3D com ficha catal_compressed (1).pdf | 4,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737932/2/Oficinas de Impressão 3D com ficha catal_compressed (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons