Ensino de história e saberes patrimoniais: aprendizagens históricas por intermédio de experiência na feira da Cidade Nova IV - Ananindeua/Pará.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Oswaldo José de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-11T14:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-11T14:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherOswaldoJosédeAlmeidaCardoso_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737927-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa de investigação de mestrado profissional buscou analisar mecanismos didáticos e pedagógicos de aprendizagens envolvendo Educação Patrimonial e o Ensino de História com discentes do 1° ano do Ensino Médio. O estudo teve como lócus de observações tais discentes da Escola Estadual Jornalista Rômulo Maiorana e o espaço comercial da feira livre da Cidade Nova IV, respectivamente, situados no Município de Ananindeua/Pará. O despertar desta inciativa de estudo deu-se pelos anos de atuação como professor da rede básica de ensino, na qual identificou-se que as discussões sobre os diversos tipos de patrimônios culturais existentes no município em questão, ou/e no próprio bairro em que os alunos residem, ainda permanecem distantes dos debates em salas de aula, ocasionando direta e indiretamente uma consciência histórica de marginalização dos espaços de valores simbólicos e culturais ligados à própria formação da identidade e história local dos indivíduos. Ou seja, a propositura iniciada buscou auxiliar aproximação da práxis docente, espaço vivido e sala de aula sobre educação patrimonial; a execução dos conteúdos nos currículos escolares e, principalmente; despertar “teias de significados” (GEERTZ, 1978) como mecanismos didáticos, postulado nos estudos rüsenianos da consciência histórica. A história em quadrinhos (HQ) intitulada “As aventuras da Escola JRM: o despertar patrimonial da Feira” configurou o produto educacional como resultado da dissertação de mestrado, no qual foi articulado o diálogo entre a teoria e a prática de construção de conhecimento usando a Feira da Cidade Nova IV em Ananindeua.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,43 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; História Local; História em Quadrinhos; Consciência Histórica; Educação Patrimonial; Feira; Ananindeua-PA.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de história e saberes patrimoniais: aprendizagens históricas por intermédio de experiência na feira da Cidade Nova IV - Ananindeua/Pará.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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