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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Gama, Eloá Lamin da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-11T11:47:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-11T11:47:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737920 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro encontra-se inserido no campo de investigação da Educação Histórica, tendo como objetivo analisar o pensamento histórico de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas, situadas no norte do estado do Paraná, acerca da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Partimos do pressuposto que a implementação da Lei 10.639 (2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), possibilitou condições cognitivas para a ampliação de uma consciência histórica perspectivada pelo conhecimento antirracista. A partir do uso das premissas investigativas da Educação Histórica e metodológicas da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada, realizamos uma pesquisa de campo, ocorrida virtualmente em quatro realidades escolares públicas situadas no norte do Paraná a fim de forjar subsídios para a categorização das complexidades que envolvem o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na escola, ainda mais intensificadas pela pandemia mundial da Covid-19. As fontes históricas analisadas foram as narrativas estudantis, levantadas por meio da aplicação de questionários aos estudantes e interpretadas em macro e micro categorias analíticas. Concluímos que a dinamização de conteúdos substantivos perspectivados pelos princípios norteadores da Lei 10.639/03, isto é, pelas premissas epistemológicas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, vêm contribuindo para a aquisição de sentidos e repertórios conceituais antirracistas amparados pela História ciência, que contribuem significativamente para a sofisticação do pensamento histórico de estudantes, tornando-o mais complexo, elaborado e embasado cientificamente ao romper com simplificações, generalizações e concepções reducionistas que circulam na história pública acerca das relações étnicoraciais. Ainda, torna-se necessário pontuar que este livro foi fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (PPGHS/UEL) entre os anos de 2020 e 2021, logo, no período de eclosão e auge da pandemia de Covid-19, que por sua vez, refletiu e impactou diretamente em sua produção. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
| Título: dc.title | Tudo que eu achava que era uma coisa, na verdade era algo muito mais complexo: o ensino de história, a lei 10.639/03 e a formação do pensamento histórico de jovens estudantes (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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