Construindo cenários para investigação em aulas de Matemática a partir de questões sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGouvea, Monike Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-12T21:42:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-12T21:42:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.othere-book - Monike A Gouvea.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737912-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional, fruto dos dados produzidos ao longo da pesquisa de Mestrado, realizada pela primeira autora e sob a orientação da segunda, no formato de livro eletrônico (e-book), teve por intencionalidade compartilhar com educadores matemáticos uma proposta, que possa contribuir com um vislumbre, para um caminho distinto ao apresentado pelo dito ensino tradicional de matemática. A intenção é que os professores que tenham contato com esse material possam contemplar formas outras de lecionar, de maneira a aproximar tal ciência das questões sociais, alicerçados pelos preceitos da Educação Matemática para justiça social e por um ambiente de aprendizagem aberto, sustentado por propostas investigativas, em que o aluno se torna protagonista na construção de sua própria aprendizagem, nomeadamente, um cenário para investigação. Assim, traremos ao leitor o cenário para investigação, instituído a partir de questões de racismo, constituído ao longo da intervenção que resultou em nossa dissertação. Tal cenário teve a matemática despontada por meio, principalmente, de conteúdos como gráficos e porcentagem e relacionou-se de várias maneiras a problemática do racismo analisada pelos educandos. Para mais, apresentaremos outros quatro cenários, sustentados na chamada imaginação pedagógica, que poderiam ter se constituído caso os estudantes optassem por esquadrinhar outros temas que não o racismo, mas, sim, particularmente, a violência contra as mulheres, a desigualdade social, o marco temporal das terras indígenas ou ainda o aumento da população em situação de rua. Nesses quatro contextos, serão apresentadas possibilidades quanto à matemática que poderia surgir, as leituras e escritas do mundo com a matemática que possivelmente seriam evidenciadas nas falas e atitudes dos discentes e, além disso, sugestões para que tais cenários pudessem ser desencadeados nas aulas de matemática e, sobretudo, finalizados com um provável sucesso. Por fim, destacamos que esse material não se identifica como um manual ou um roteiro didático, mas, sim, um meio de compartilhar exemplos e possibilidades que possam vir a alicerçar o trabalho de educadores que pretendam lecionar por caminhos similares aos nossos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática para justiça socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e escrita do mundo com a matemáticapt_BR
Título: dc.titleConstruindo cenários para investigação em aulas de Matemática a partir de questões sociaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons