Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouvea, Monike Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-12T21:42:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-12T21:42:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book - Monike A Gouvea.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional, fruto dos dados produzidos ao longo da pesquisa de Mestrado, realizada pela primeira autora e sob a orientação da segunda, no formato de livro eletrônico (e-book), teve por intencionalidade compartilhar com educadores matemáticos uma proposta, que possa contribuir com um vislumbre, para um caminho distinto ao apresentado pelo dito ensino tradicional de matemática. A intenção é que os professores que tenham contato com esse material possam contemplar formas outras de lecionar, de maneira a aproximar tal ciência das questões sociais, alicerçados pelos preceitos da Educação Matemática para justiça social e por um ambiente de aprendizagem aberto, sustentado por propostas investigativas, em que o aluno se torna protagonista na construção de sua própria aprendizagem, nomeadamente, um cenário para investigação. Assim, traremos ao leitor o cenário para investigação, instituído a partir de questões de racismo, constituído ao longo da intervenção que resultou em nossa dissertação. Tal cenário teve a matemática despontada por meio, principalmente, de conteúdos como gráficos e porcentagem e relacionou-se de várias maneiras a problemática do racismo analisada pelos educandos. Para mais, apresentaremos outros quatro cenários, sustentados na chamada imaginação pedagógica, que poderiam ter se constituído caso os estudantes optassem por esquadrinhar outros temas que não o racismo, mas, sim, particularmente, a violência contra as mulheres, a desigualdade social, o marco temporal das terras indígenas ou ainda o aumento da população em situação de rua. Nesses quatro contextos, serão apresentadas possibilidades quanto à matemática que poderia surgir, as leituras e escritas do mundo com a matemática que possivelmente seriam evidenciadas nas falas e atitudes dos discentes e, além disso, sugestões para que tais cenários pudessem ser desencadeados nas aulas de matemática e, sobretudo, finalizados com um provável sucesso. Por fim, destacamos que esse material não se identifica como um manual ou um roteiro didático, mas, sim, um meio de compartilhar exemplos e possibilidades que possam vir a alicerçar o trabalho de educadores que pretendam lecionar por caminhos similares aos nossos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática para justiça social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita do mundo com a matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Construindo cenários para investigação em aulas de Matemática a partir de questões sociais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
E-book - Monike A Gouvea.pdf | 8,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737912/2/E-book - Monike A Gouvea.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons