
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Camargo, Thiago Dutra de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:07:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-11T14:07:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737904 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O século XXI vem apresentando inúmeros desafios para a humanidade, vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social, pela degradação ambiental, pelo materialismo e individualismo, onde uma ética baseada na lógica do mercado faz com que as relações pessoais sejam pautadas pela marginalização do outro. Tendo em vista essas questões, criam-se novas concepções de ser humano e de ciências a partir de um olhar mais complexo, fazendo com que a educação seja pensada no sentido de reinventar-se. A perspectiva contemporânea de educação integral colabora na construção de outro eixo estrutural para as práticas e conceitos da educação, abrindo possibilidades para o enfrentamento desses problemas, além de dialogar com essas novas perspectivas de ciência e ser humano. Para entender como se desenvolve essa relação educação-ciência-ser humano, buscou-se, através de uma análise bibliográfica interdisciplinar de cunho qualitativo, realizar um trabalho de bricoleur onde argumentos de áreas diferentes do conhecimento se conjugam buscando alcançar os objetivos da pesquisa através de três artigos. O primeiro trata de explicitar a historicidade e provisoriedade das concepções dominantes de educação, de ci ência e de ser humano. Partindo de discussões trazidas por Edgar Morin, Boaventura de Souza Santos e Thomas Kuhn, demonstra-se a necessidade de desapego às perspectivas descoladas das realidades do mundo. O segundo visa buscar na educação integral e em suas bases filosóficas e historiográficas uma possibilidade de educação viável às demandas da contemporaneidade, e às próprias necessidades de reinvenção da escola. Para tal, utilizou-se dos argumentos trazidos por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll, entre outros, os quais defendem uma escola de tempo integral e que possibilite o desenvolvimento das múltiplas dimensões do sujeito. O terceiro é uma análise das possibilidades da educação integral trabalhar o desenvolvimento de valores humanos que levem a construção de uma cultura de paz e de uma ética baseada na solidariedade, a partir das contribuições de Paulo Freire, Jean Piaget e Ubiratan D’ambrosio. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | A educação integral como possibilidade de enfrentamento às problemáticas do século XXI: uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: