A educação integral como possibilidade de enfrentamento às problemáticas do século XXI: uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCamargo, Thiago Dutra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-11T14:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-11T14:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737904-
Resumo: dc.description.abstractO século XXI vem apresentando inúmeros desafios para a humanidade, vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social, pela degradação ambiental, pelo materialismo e individualismo, onde uma ética baseada na lógica do mercado faz com que as relações pessoais sejam pautadas pela marginalização do outro. Tendo em vista essas questões, criam-se novas concepções de ser humano e de ciências a partir de um olhar mais complexo, fazendo com que a educação seja pensada no sentido de reinventar-se. A perspectiva contemporânea de educação integral colabora na construção de outro eixo estrutural para as práticas e conceitos da educação, abrindo possibilidades para o enfrentamento desses problemas, além de dialogar com essas novas perspectivas de ciência e ser humano. Para entender como se desenvolve essa relação educação-ciência-ser humano, buscou-se, através de uma análise bibliográfica interdisciplinar de cunho qualitativo, realizar um trabalho de bricoleur onde argumentos de áreas diferentes do conhecimento se conjugam buscando alcançar os objetivos da pesquisa através de três artigos. O primeiro trata de explicitar a historicidade e provisoriedade das concepções dominantes de educação, de ci ência e de ser humano. Partindo de discussões trazidas por Edgar Morin, Boaventura de Souza Santos e Thomas Kuhn, demonstra-se a necessidade de desapego às perspectivas descoladas das realidades do mundo. O segundo visa buscar na educação integral e em suas bases filosóficas e historiográficas uma possibilidade de educação viável às demandas da contemporaneidade, e às próprias necessidades de reinvenção da escola. Para tal, utilizou-se dos argumentos trazidos por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll, entre outros, os quais defendem uma escola de tempo integral e que possibilite o desenvolvimento das múltiplas dimensões do sujeito. O terceiro é uma análise das possibilidades da educação integral trabalhar o desenvolvimento de valores humanos que levem a construção de uma cultura de paz e de uma ética baseada na solidariedade, a partir das contribuições de Paulo Freire, Jean Piaget e Ubiratan D’ambrosio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleA educação integral como possibilidade de enfrentamento às problemáticas do século XXI: uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais